Dubai quer ser Meca global da Inteligência Artifical

Polo para negócios, cidade dos Emirados Árabes é primeira a criar Ministério da Inteligência Artifical

Author Photo
2:49 pm - 17 de outubro de 2019

Além dos edifícios e paisagens suntuosas, Dubai tem se tornado cada vez mais um dos pontos mais efervescentes do mundo para o desenvolvimento de tecnologia.

“Dubai tem de estar no radar do mercado. Os Emirados Árabes são um país pequeno que precisa de estratégia global, e as startups que estão lá já conseguem olhar os países vizinhos como um mercado para agir. Entre os países árabes, é também o mais fácil de fazer negócio. É possível abrir empresa sem necessidade de sócio local, e são mais de 27 zonas francas”, diz João Paulo Paixão, diretor do International Office no Brasil da Dubai Chamber of Commerce & Industry. Ele participou da palestra “Inteligência artificial como centro da estratégia de desenvolvimento de uma nação”, durante o IT Forum X 2019. A apresentação foi parte da programação da praça GOL.

“De acordo com a inteligência de mercado da Oxford Insights, o mercado de inteligência artificial deve movimentar quase US$ 15 trilhões no PIB global até 2030 – comentou o palestrante –  nos Emirados Árabes, esse valor deve ser de US$ 96 bilhões, e até 2030, a IA deve representar 14% do PIB do país. O governo lançou uma estratégia para IA até 2031, e é o primeiro país do mundo a ter um Ministério da Inteligência Artificial”.

Marte é o limite

Entre as metas, a mais ambiciosa é a construção de uma cidade em Marte em 2171, marcando 200 anos da fundação dos Emirados Árabes. Mas muito antes, até 2021, a meta de Dubai é se tornar a cidade mais inteligente do mundo. “É um grau de automatização quase que inimaginável há alguns anos”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.