Mais lidas
1

Inovação

Amy Webb: Líderes precisam saber diferenciar 'tendências' e 'modas' na tecnologia

2

Inovação

As 100+ Inovadoras no Uso de TI: o ranking de 2022!

3

Inovação

Dell: inovação depende de se livrar de amarras

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
  • Home >  
  • Notícias

Duas em três PMEs brasileiras ainda são imaturas digitalmente

Pesquisa da ABDI e da FGV aponta que mais da metade das micro e pequenas empresas está em estágios iniciais de transformação digital

Redação
20:07 pm - 16 de julho de 2021
Shutterstock

No grande universo das pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras, apenas 3% podem ser consideradas líderes digitais, ou seja, totalmente maduras do ponto de vista de transformação. É o que revela um mapa de digitalização do setor divulgado esta semana e feito pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O levantamento mediu nas empresas pesquisadas o grau de implementação de 25 boas práticas digitais e a utilização de tecnologias. Descobriu que a maioria absoluta delas (66%) estão nos níveis 1 e 2 de maturidade digital, sendo 18% no nível 1 (ou seja, ainda podem ser consideradas analógicas) e 48% chamadas de emergentes (nível 2). No parte de cima da lista estão as 30% em etapa intermediária (nível 3) e 3% no nível 4 (e último).

A média de maturidade digital das micro e pequenas empresas brasileiras é de 40,77 pontos, em uma escala que varia de 0 a 100 pontos.

Leia mais: Setor de inovação quer mapear déficit de profissionais de TI com pesquisas

Para o presidente da ABDI, Igor Calvet, o levantamento mostra que as práticas e estratégias dos pequenos negócios ainda são pouco consolidadas. “No entanto, mais do que desafios, as constatações do relatório nos apresentam oportunidades. Há um grande espaço para que essas empresas adotem tecnologias digitais e desenvolvam todo seu potencial, mas é preciso imprimir velocidade a esse processo”, diz em comunicado.

Fortes e fracos

As empresas demonstraram maior maturidade na dimensão ‘inovar mais rápido e colaborativamente’, com pontuação média de 47,72 pontos. Essa dimensão busca entender como as PMEs estão encorajando risco e inovação aberta para mudar produtos, serviços e modelos de negócios, além de testar ideias.

Nesse aspecto, 43,7% das empresas pesquisadas afirmam estar abertas a opiniões e sugestões para o desenvolvimento de produtos ou serviços. E apenas 11,6% colaboraram com outras empresas e com clientes nesse processo.

Apesar disso 68% dos empresários se mostraram abertos e disponíveis para participar de programa de aceleração da maturidade digital.

Em compensação, a dimensão “estabelecer novas bases de competição” foi aquela em que as empresas demonstraram menor maturidade, com média de 35,02 pontos. Essa dimensão avalia a capacidade das empresas em reposicionarem atuação e passarem a competir em mercados em que antes não estavam. Nesse ponto, somente 7,3% das empresas informaram que participam de canais de venda online ou marketplaces.

Representatividade e acesso

A pesquisa revelou que o acesso à banda larga já é comum a 68,7% das PMEs. Porém apenas 27,5% delas possui site com funcionalidades interativas, e 19% coletam ou armazenam dados dos clientes. 25,4% usam serviços de cloud computing.

Ainda segundo a pesquisa, quase 40% dos entrevistados acreditam que a principal dificuldade para a transformação digital é a falta de recursos financeiros para investir. A falta de estratégia e o desconhecimento de como construir um caminho apropriado são citados por outros 25% como principal dificuldade.

De acordo com Calvet, os pequenos negócios representam papel fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, e respondem 30% do PIB e mais de 50% dos postos de trabalho no país. “É fundamental que as empresas se adaptem e aproveitem ao máximo os benefícios dessas tecnologias, que contribuem para aperfeiçoar suas operações, criar novos modelos de negócios e gerar mais receitas”, diz.

Durante quase três meses, a ABDI e a FGV receberam 2.572 respostas de empresas nacionais, sendo 1.176 do setor de serviços, 804 do comércio e 537 da indústria. Todas as empresas são de micro ou pequeno porte, do setor privado.

Participaram da pesquisa empreendimentos de todas as regiões do país. A maioria dos respondentes é de empresas com mais de 5 e até 10 anos de operação.

Tags:
ABDI
FGV
maturidade digital
PMEs
transformação digital
Em alta

Inovação

Amy Webb: Líderes precisam saber diferenciar 'tendências' e 'modas' na tecnologia
Em alta

Inovação

As 100+ Inovadoras no Uso de TI: o ranking de 2022!
Em alta

Inovação

Dell: inovação depende de se livrar de amarras
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados