Duas a cada três empresas investirão em cloud no Brasil em 2015, afirma Frost & Sullivan

Author Photo
11:36 am - 16 de março de 2015
Duas a cada três empresas investirão em cloud no Brasil em 2015
Levantamento realizado pela consultoria Frost & Sullivan mostra que 41% das empresas no Brasil estão investindo agora em cloud computing e 42% das companhias querem investir no modelo até o final de 2015. Desse grupo, 25% vai apostar na nuvem pela primeira vez. De acordo com a Frost & Sullivan, a maioria das companhias utiliza cloud privada, mas o modelo híbrido vai crescer nos próximos anos.

No final de 2015, cerca de 66% das empresas brasileiras esperam ter no mínimo algum tipo de investimento na nuvem, indicando que existe uma ampla oportunidade para todos os provedores de cloud.

No estudo ‘Strategic Analysis of the Brazilian Companies Investments in ICT’, a Frost & Sullivan ouviu 313 empresas brasileiras e descobriu que agora elas possuem melhor entendimento sobre o conceito de cloud computing, porém ainda têm receios sobre a falta de confidencialidade dos dados.

Em razão desse quadro, o levantamento alerta que o principal desafio para os provedores de cloud computing é promover confiabilidade. Muitas empresas na região ainda acreditam que enviar informações para a nuvem as deixam mais vulneráveis. É por isso que, culturalmente, as empresas brasileiras preferem centralizar o controle.

Segundo Guilherme Campos, analista sênior de TI da Frost & Sullivan, provedores de serviços precisam bater na tecla da segurança. Ele afirma que essa medida deixará as companhias mais tranquilas.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.