Drogaria Onofre usa inteligência de dados para otimizar operações

A Drogaria Onofre, rede com 42 lojas espalhadas por três Estados do País, concluiu a implantação de um projeto de inteligência de dados que oferece à sua alta gestão uma visão multidimensional e dinâmica do desempenho operacional da empresa com base no cruzamento de centenas de indicadores e sua articulação com a estratégia do negócio.

Há um ano, a equipe de TI da companhia decidiu abolir todos os velhos silos departamentais de dados e obsoletos controles em planilha, adotando um ambiente de dados flexível. Batizado internamente de “Prisma”, o projeto teve apoio da plataforma 4Insights da ST IT Consulting, composta por ferramentas que aceleram tarefas de carga e modelagem de carga de dados brutos para o ambiente de BI.

Desde o início, um comitê de BI, formado por representantes de TI e dos departamentos comercial, operações, e-commerce e financeiro, definiu o escopo das informações relevantes para o core-business e as regras de negócio que iriam alimentar os painéis de informação analítica.

“Somos uma empresa que trabalha em equipe e, por isso, as áreas de negócios atuaram ativamente no processo de definição da tecnologia, participando das provas de conceito com fornecedores organizadas pela área de BI”, afirma Joaquim Dias, diretor de TI da drogaria Onofre.

Análise precisa e confiável

Além de oferecer uma visão de desempenho individualizado de cada um dos 12 mil itens do portfólio da rede de drogarias, o Prisma permite a análise de vínculos envolvendo mais de 400 indicadores de negócios, como tíquete médio por venda ou por loja, meios de pagamento, taxa de devoluções e números de transações.

Por meio dos recursos do Prisma, a Drogaria Onofre consegue também acompanhar, de forma sincronizada, os desempenhos de negócios nas lojas físicas e no e-commerce e monitorar resultados de ações promocionais.

“Agora, temos mais clareza quanto ao andamento das operações de todos os ângulos, permitindo que todas as áreas de negócio analisem os mesmos dados e assegurando levar o negócio para outro patamar de gestão”, acrescenta Dias.

Ainda segundo o executivo, os próximos passos do Prisma objetivam aproximar ainda mais as áreas de marketing e CRM e alimentá-las com análise preditiva. Além disso, a drogaria vai expandir a visão de negócios para os dispositivos móveis para, em breve, ter uma plataforma de decisão no modelo near-real-time.

 

Recent Posts

GE Lighting obtém 50% de economia com suporte SAP da Rimini

A GE Lighting, empresa americana que oferece produtos de iluminação residencial e casas inteligentes, migrou…

20 minutos ago

Inteligência artificial reduz desperdício de alimentos frescos em grande varejista de São Paulo

Apesar de vitais para a humanidade, frutas, verduras e hortaliças sofrem um problema crônico de…

1 hora ago

Uso de IA nas corporações exige análise de maturidade, diz CEO da Aoop

Um estudo global feito pela Edelman, o Trust Barometer 2024, descobriu uma lacuna entre a…

3 horas ago

Zeztra transaciona R$ 100 milhões em 2023 e planeja expansão

A Zeztra, fintech especializada em recebimentos e cobranças com sede em Sorocaba (SP), terminou 2023…

4 horas ago

Começa amanhã! IT Forum Trancoso 2024 debate impacto da Revolução Verde na TI

O IT Forum Trancoso 2024 está chegando! Começa nesta quarta-feira, dia 01 de maio, o…

7 horas ago

Você sabe o que são os LLMs? Descubra o futuro das IAs

Imagine um futuro onde as máquinas não apenas executam tarefas repetitivas, mas também dialogam conosco…

7 horas ago