Previsões 2025: drivers de sustentabilidade ambiental mudam de regulamentação para eficiência e economia

A sustentabilidade ambiental deixa de ser impulsionada por regulamentações e foca em eficiência operacional e economia, priorizando lucros

Author Photo
6:00 pm - 07 de janeiro de 2025
Imagem: Shutterstock

A conformidade regulatória tem sido consistentemente um fator-chave nos compromissos de sustentabilidade ambiental. Em 2025, em meio às incertezas econômicas e geopolíticas globais, as estratégias corporativas em todos os setores priorizarão a lucratividade e a cautela. Embora a adesão às regulamentações continue sendo uma prioridade para os líderes em sustentabilidade, as equipes de sustentabilidade precisarão mudar seu foco.

Os esforços de sustentabilidade ambiental sempre tiveram o benefício indireto da eficiência, que, por sua vez, leva à redução de custos. É hora de esse benefício indireto sair das sombras e se tornar um motor principal. Isso significa que as equipes de sustentabilidade precisarão não apenas acompanhar as métricas de pegada ambiental, mas também demonstrar as economias financeiras.

Leia também: Brasil é segundo país mais caro para gestão de entidades de multinacionais

A cada ano, a Forrester faz previsões sobre eventos específicos que estarão na interseção de várias tendências que moldam a indústria. Nossas previsões de sustentabilidade ambiental para 2025 abrangem tendências na economia circular, demandas de segurança dos funcionários por sindicatos, eficiências operacionais, regulamentações sobre gestão da água e certificados de energia renovável. Aqui está um vislumbre de três das previsões de sustentabilidade ambiental para 2025 realizadas por Abhijit Sunil, analista sênior da Forrester.

  1. Eficiências operacionais e benefícios financeiros vão superar regulamentações como principais drivers
    Atualmente, 47% dos tomadores de decisão em sustentabilidade ambiental citam a conformidade regulatória como a principal razão para relatar métricas, de acordo com a Pesquisa de TI e Sustentabilidade do 2º trimestre de 2024 da Forrester.

Mas as empresas que estão avançando em suas estratégias de sustentabilidade, particularmente aquelas que alcançam excelência operacional, estão encontrando economias significativas por meio da melhoria da eficiência e da redução do consumo de recursos. O momento de impacto financeiro positivo e mensurável chegou! As organizações devem se preparar aprimorando sua capacidade de rastrear as métricas financeiras dos investimentos em sustentabilidade focados nas operações.

  1. Mais de um terço das empresas da Fortune 100 Global se compromete com metas de economia circular
    A economia circular está se tornando tão significativa quanto as metas de carbono zero para as organizações. Em 2024, empresas como IKEA, Cisco e Dell integraram princípios de economia circular em suas estratégias de sustentabilidade. Essa mudança é impulsionada por novas normas ISO, regulamentações europeias como a Regulamentação de Ecodesign para Produtos Sustentáveis (ESPR) e a demanda dos clientes em vários setores.

Empresas que vão além da conformidade e aproveitam as oportunidades em reduzir, reutilizar, reparar, reformar e reciclar se destacarão. Até 2025, a implementação de avaliações de ciclo de vida ajudará tanto os funcionários quanto os clientes a entender o impacto ambiental de suas escolhas de produtos.

  1. Sindicato da indústria exigirá proteções de adaptação climática para funcionários
    Trabalhadores ao ar livre, aqueles em ambientes internos quentes e respondentes a emergências enfrentam riscos aumentados à saúde devido às mudanças climáticas.

Apesar do Programa de Ênfase em Doenças Relacionadas ao Calor da Administração de Segurança e Saúde Ocupacional dos EUA (OSHA), a reação contra ESG nos EUA e na Europa, a autoridade da Agência de Proteção Ambiental e as leis que proíbem proteções contra o calor levaram as empresas a abandonarem esforços de adaptação.

Embora no ano passado tenhamos previsto que a ação dos funcionários impulsionaria acomodações, a aceleração das mudanças climáticas e a falta de ação corporativa levarão os sindicatos da indústria a defenderem a adaptação climática para os trabalhadores. As empresas devem avaliar o impacto cumulativo do risco climático na experiência dos funcionários e na resiliência operacional.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.