Don Tapscott abre IT Forum@Home com chamado para inovação

Guru da tecnologia aponta blockchain como solução para um mundo pós-pandemia

Author Photo
10:20 am - 11 de junho de 2020
Don Tapscott

A pandemia do novo coronavírus é um ponto de virada para a sociedade e a tecnologia tem um papel chave nesse momento. Palavras de Don Tapscott, uma das maiores autoridades sobre blockchain e inovação do planeta. O pesquisador do Blockchain Research Institute e autor de “Wikinomics” e “Blockchain Revolution” abriu a edição do IT Forum@Home (confira a agenda completa) com um chamado para inovação e mencionando diversas áreas – de saúde até cadeias de suprimento – que podem ser impactadas por esse novo paradigma.

Para o pesquisador, o blockchain representa a segunda era da internet, na qual tudo se torna um asset: dados, informações médicas, músicas, arte, votos. E a forma como companhias e governos lidam com esses dados precisa ser mais seguro e descentralizado, evitando intermediários entre a sociedade e esses valores. “Empresas devem se parecer mais como redes, governos devem ser mais eficientes. Estamos falando de uma série de oportunidades”, afirma Tapscott.

Um exemplo é justamente a pandemia do novo coronavírus:  o pesquisador do Blockchain Research Institute acredita que os dados de saúde das pessoas poderiam ser anonimizados e reunidos para ajudar nas reações de autoridades de saúde.

 

Novo paradigma

A segunda era digital também coloca os negócios em xeque, segundo o Don Tapscott. Durante a plenária, o canadense recordou uma frases célebre: “negócios não podem ser bem sucedidos em um mundo que está falhando”.

Tapscott admite que as soluções baseadas em blockchain podem ser difíceis de adotar porque, em várias situações, não é suficiente mudar apenas sua companhia. Em alguns cenários, é preciso causar uma ruptura na indústria inteira. Para isso, redes de colaboração são essenciais.

Nesse caso, qual o conselho que o pesquisador deixa para os CIOs interessados em trabalhar com blockchain? Um dos grandes desafios apontados pelo palestrante é a chamada “atitude legada”. Ou seja, uma mentalidade de resistência à novidade. Don Tapscott lembra que os concorrentes da IBM um dia pensaram que não havia motivo para que cada pessoa tivesse um computador em sua casa.

+ Confira a entrevista de Don Tapscott à IT Trends

+ Faça o download do eBook “Transformação acelerada”

Há pessoas no Brasil com esse talento [conhecimento de blockchain], vocês precisam dar a elas a permissão para tentarem coisas novas. Vocês não precisam reinventar a roda aqui, há uma série de boas fontes para indicar onde são os melhores usos nas suas indústrias”, explica o pesquisador canadense.

Por fim, os líderes de TI e seus times precisam estudar mais o tema, segundo o pesquisador. A visão vem de encontro aos dados da pesquisa Antes da TI, a estratégia, que aponta que mais de 80% dos entrevistados não tinha interesse em investimentos na área de blockchain. Um dos principais motivos apontados é, justamente, falta de conhecimento suficiente sobre como a tecnologia pode dar mais eficiência aos negócios. Para saber mais sobre como os CIOs estão lidando com a crise e quais são as tendências de investimento num mundo pós-pandemia, faça o download gratuito do eBook “Transformação Acelerada”.

 

IT Forum@Home

Na sequência da plenária de abertura com Don Tapscott, a edição digital do evento mais tradicional de TI do Brasil ainda receberá uma série de personalidades para comentar os mais diferentes impactos da pandemia em nossa sociedade. Estão confirmadas as presenças virtuais de nomes, como: o historiador Leandro Karnal, o filósofo Mario Sérgio Cortella, a atriz e sócia na Casa do Saber Maria Fernanda Cândido, o cientista Silvo Meira, o economista Alexandre Schwartsman e o presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein Sidney Klajner, dentre outros.

O conteúdo das plenárias ainda será complementado com os painéis Breakouts, nos quais lideranças de tecnologia poderão refletir sobre o papel da TI e das tecnologias emergentes no chamado império da conveniência. O evento ainda conta com uma série de ações de relacionamento e entretenimento, com show de Maria Rita, Toquinho, Samuel Rosa e a banda Sambô.

Acompanhe a cobertura completa do IT Forum 365 para mais novidades sobre os conteúdos do evento.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.