Domínio da Apple em mobilidade corporativa começa a cair

Author Photo
11:11 am - 13 de agosto de 2014
Domínio da Apple em mobilidade corporativa começa a cair

“98% das empresas da Fortune 500 e 92% das companhias da Global 500 utilizam dispositivos iOS em seus negócios atualmente”, afirmou Tim Cook, CEO da Apple, em comunicado, quando anunciou o acordo de mobilidade corporativa com a IBM, no mês passado. Quem ouve isso do líder da Apple pensa que a companhia domina o mundo móvel nas corporações.

Mas o fato é que as empresas estão também utilizando aparelhos da concorrência, que rodam Android, Windows Phone ou BlackBerry – ou os três – e, muitas vezes, juntamente com os dispositivos iOS. Assim, o fato de 98% das empresas da Fortune 500 usarem iOS não significa que a Apple tenha 98% do mercado móvel corporativo.

Parece, na verdade, que a Apple tem escorregado no mercado corporativo, ainda que a companhia permaneça à frente da concorrência e seu acordo com a IBM tenha o objetivo de fortalecer – sou mesmo melhorar – sua posição.

De acordo com a consultoria Good Technology, as ativações de dispotivos Android entre seus 5 mil clientes corporativos ao redor do mundo no segundo trimestre de 2014 chegou a 32% do total de ativações, um crescimento de 5%. Já as de aparelhos iOS caíram 5%, respondendo por 67% do total de ativação. Já o Windows Phone tem permanecido estável nos últimos quatro trimestres com 1% das ativações. A companhia não contabiliza as ativações BlackBerry.

Além disso, o Android tem avançado em número de aplicativos ativados, ainda que haja um caminho longo a ser percorrido. As aplicações para a plataforma móvel do Google contabilizaram 12% do total de ativações, um ganho de 4% que vem, sobretudo, da queda das ativações em iOS, que caíram de 92% no primeiro trimestre de 2014 para 88% no segundo trimestre.

Levando em consideração que existe uma diferença entre ativações de dispositivos e uso corporativo, as ativações de aplicativos parecerem refletir o atual uso do aparelho, enquanto as ativações de devices indicam potencial de uso futuro.

A boa notícia para a Apple é que o iPad segue como sendo o preferido no mundo corporativo, concentrando 90% das ativações de tablets. Já os Android representaram 10%.

Por outro lado, os smartphones Android têm angariado cada vez mais fãs entre os clientes corporativos. Eles representaram 30% das ativações, com avanço de 4%. O iPhone permaneceu estável com 51% de todas as ativações de aparelhos corporativos.

A liderança da Apple no mercado de mobilidade corporativa deve continuar por mais alguns anos, mas o Android tem feito um progresso importante, ainda que lento. Já a Microsoft deveria se preocupar com as constatações da Good Technology. Para sobreviver neste mercado, a fabricante precisa conquistar mais que 1% das ativações corporativas.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.