Divicom confere dinamismo à operação com Business Analytics da Totvs
Com o intuito de simplificar e aprimorar o controle da operação, a administradora de benefícios para o segmento de saúde Divicom adotou o GoodData, software de business analytics da Totvs.
Em 2014, a empresa já havia migrado para o data center da Totvs com o intuito de ter sua infraestrutura na nuvem e depois passou a buscar uma ferramenta que facilitasse o acesso aos dados do sistema. De acordo com o gerente de TI da Divicom, Rafael Quadrotti, os dados em saúde estão dispostos de diversas maneiras, tornando o cenário complexo para ser analisado. “Anteriormente, não tínhamos tempo para analisar tudo. Precisávamos ter a mesma eficiência na tomada de decisão e informações dinâmicas como temos no dia a dia”, explicou. “Antigamente, montava-se a informação e agora você precisa de uma ferramenta flexível, que ajude a tomada de decisão. Hoje, as informações de que necessitamos chegam mais rapidamente.”
Após três meses de estudos e duas semanas de programação, a plataforma na nuvem foi desenvolvida e trazia as informações da empresa de forma compilada. O projeto piloto foi iniciado pela equipe de TI da Divicom, que há cerca de dez anos trabalha com dados dinâmicos de áreas pontuais. “Já tínhamos relatórios emitidos pelo Protheus, utilizamos o PLS (gestão de planos de saúde) e ferramentas adicionais. Assim, pegamos os indicadores e os colocamos de outra forma”, observa o executivo. Tais indicadores são extraídos e apontados no painel de gestão da solução de business analytics.
Com a solução, é possível visualizar informações comerciais, como carteira de clientes, cancelamentos, metas e ranking de vendas de forma simples e rápida, de acordo com Quadrotti. No cenário anterior, era necessário acessar o software de gestão e exportar as informações para o Excel se fosse preciso avaliar o desempenho de alguma parte do negócio – processo que poderia levar um dia inteiro de trabalho. O GoodData também atualiza as informações de hora em hora, o que ajuda a verificar o andamento das atividades e a gestão de relatórios mais rapidamente. “O nosso legado dos últimos 15 anos está ali na ferramenta”, diz o executivo.
A ferramenta foi utilizada primeiramente na área comercial da companhia e, para 2015, a ideia é implantá-la também no financeiro. “Hoje, a empresa é inteira em cloud e todas essas mudanças fizeram com que a nossa pequena equipe de trabalho pudesse exercer suas tarefas de forma mais inteligente”, encerra Quadrotti.