Dispositivos inteligentes crescerão 31% em 2018

Espera-se que o mercado de dispositivos domésticos inteligentes em todo o mundo cresça 31% ano sobre ano em 2018, de acordo com o International Quarterly Smart Home Device Tracker da International Data Corporation (IDC).

Todo o mercado, composto de alto-falantes inteligentes, produtos de entretenimento em vídeo, iluminação conectada, termostatos inteligentes e produtos de monitoramento/segurança domésticos, está previsto em quase 1,3 bilhão de dispositivos até 2022, com uma taxa de crescimento anual composta de cinco anos (CAGR) de 20,8%.

A categoria de mais rápido crescimento, com CAGR de cinco anos de 39,1%, respondendo por quase 100 milhões de unidades em 2018 e 230,5 milhões até 2022, será composta de assistentes inteligentes, como o Amazon Echo e o Google Home.

“Enquanto alto-falantes inteligentes dedicados com assistentes de voz embutidos prevalecerão ao longo da previsão, já estamos vendo uma mudança notável neste mercado. Muitos novos tipos de dispositivos, tanto dentro como fora de casa, agora incluem assistentes de voz integrados. Isso não apenas ajuda a aumentar o número de pontos de contato disponíveis para os usuários finais, mas também ajuda cada assistente a crescer expandindo o alcance e obter uma compreensão mais profunda sobre o que, quando e como os usuários abordam várias tarefas”, diz Jitesh Ubrani, analista sênior de pesquisa da IDC Mobile Device Trackers.

Segurança

A privacidade e a segurança continuam sendo um dos principais inibidores da adoção, conforme evidenciado no recente Consumer IoT Service da IDC. No entanto, a IDC mantém uma perspectiva positiva para o mercado, já que a conveniência frequentemente supera as preocupações.

“Segurança e privacidade são a principal preocupação para a maioria dos consumidores ao considerar implementações de dispositivos domésticos inteligentes”, explica Adam Wright, analista sênior de pesquisa do Consumer IoT Program da IDC.

“Além de ter soluções de segurança adequadas ao levar os dispositivos ao mercado, os fornecedores também devem responder às preocupações dos consumidores educando-os adequadamente sobre essas proteções e aumentando a conscientização sobre os benefícios do compartilhamento de dados que podem fornecer melhores dispositivos, serviços e experiências ao longo do tempo.”

Destaques da categoria

Os produtos de entretenimento em vídeo são compostos principalmente por TVs inteligentes e adaptadores de mídia digital, como os dispositivos Chromecast, Apple TV, Fire TV e Roku do Google. Atuando como o centro da sala de estar, esta categoria está pronta para crescer e está prevista para chegar a 457,5 milhões de unidades até 2022, com um CAGR de cinco anos de 10,9%. Para muitas marcas e consumidores, espera-se que esta categoria sirva como porta de entrada para o ecossistema de casas inteligentes e, como tal, a IDC antecipa uma imensa concorrência tanto em conteúdo quanto em preço quando se trata dessa categoria.

Os dispositivos de monitoramento residencial e segurança, que vão desde sensores de porta / janela a fechaduras e câmeras IP, são responsáveis por 19,4% do mercado de residências inteligentes até o final de 2022. Enquanto a categoria enfrenta grande potencial com um crescimento de cinco anos de 27,3%, ele também permanece direcionado a um subconjunto um tanto limitado de consumidores, especificamente proprietários de residências, já que a maioria dos produtos ainda não oferece muito valor para os consumidores que vivem em apartamentos.

Os alto-falantes inteligentes, apesar de estarem no centro das atenções hoje, serão apenas a terceira maior categoria em 2022, com vários fornecedores lançando produtos com suporte para o Alexa da Amazon ou o Assistente do Google.

Siri, Cortana e Bixby também devem estabelecer ampla disponibilidade, embora nenhum desses assistentes possa desafiar a posição do Google ou da Amazon em termos de remessas de unidades. Embora exista uma parte considerável do mercado que não funcionará em nenhuma dessas plataformas, a IDC espera que o mercado desses assistentes inteligentes seja gigante na China, onde empresas como Xiaomi e Alibaba já conquistaram uma grande fatia.

Os produtos Connected Lighting, Thermostats e Outros produtos complementarão o mercado doméstico inteligente, fornecendo aos usuários um ecossistema completo de produtos e serviços para controlar e monitorar suas residências.

Combinadas, essas categorias devem crescer com um CAGR de 26,9% em cinco anos, com os produtos de iluminação (por exemplo, Philips Hue) representando quase um terço dos embarques. Os termostatos, embora sejam populares na América do Norte, enfrentarão um crescimento mais moderado no resto do mundo, já que muitos países não empregam o uso de sistemas centrais de HVAC e, portanto, não exigem um termostato dedicado.

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