Dispositivo wearable do MIT “ouve” pensamentos

Sinais de subvocalização são detectados por eletrodos e transformados em palavras usando inteligência artificial

Author Photo
11:06 am - 06 de abril de 2018
AlterEgo, wearable do MIT AlterEgo, wearable do MIT

Subvocalização, a prática de dizer silenciosamente palavras em sua mente durante uma leitura ou formação de pensamentos, já está sendo usada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) como uma maneira de interagir com computadores e dispositivos móveis. Os pesquisadores criaram o AlterEgo, um dispositivo wearable para usar na cabeça capaz de medir sinais neuromusculares acionados quando nós subvocalizamos. O gadget é todo branco e lembra um dispositivo médico, fica estranhamente preso ao rosto (da orelha até a boca).

Certamente, o grupo já pensa em aplicações futuras, deixando o vestível menor e menos óbvio, além de útil em nossas vidas móveis, dispensando acionar vocalmente assistentes virtuais no iPhone com “Hey Siri” ou no Android com “OK Google”. O sistema criado pelo MIT possui eletrodos que captam os sinais quando você verbaliza internamente, assim como fones de ouvido de condução óssea, que usam vibrações transmitidas ao ouvido interno sem precisar obstruir o canal auditivo. Os sinais são enviados para um computador que usa redes neurais para distinguir palavras e entender qual é a mensagem.

Wearable com inteligência artificial

O sistema obteve sucesso e tem sido usado para fazer coisas divertidas como navegar no Roku (um concorrente da Netflix), perguntar que horas são, fazer contas no supermercado e reportar os movimentos de um oponente no xadrez solicitando melhores contra-ataques ao computador, tudo em total silêncio, digno de filme de ficção científica. O Engadget publicou um vídeo em que mostra o AlterEgo em ação.

“A motivação para isso foi construir um dispositivo IA de aumento de inteligência”, disse Arnav Kapur,estudante do MIT e principal autor do estudo. “Pensamos: poderíamos ter uma plataforma de computação mais interna, que combina o humano e a máquina de alguma forma que parece uma extensão interna de nossa própria cognição?”, disse.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.