Discriminação por idade afeta a TI

Um problema em TI, a discriminação por idade está aumentando - e nem sempre é fácil de provar. Aqui estão cinco maneiras de proteger sua carreira

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6:24 pm - 09 de junho de 2021

Relatórios recentes da U.S. Equal Employment Opportunity Commission (EEOC), dos quais apontaram que a empresa de tecnologia Intel discriminou oito trabalhadores mais velhos durante demissões em massa em 2015, lançaram luz sobre um tópico que muitas vezes permanece no escuro: discriminação por idade contra trabalhadores mais velhos em TI.

É um problema que parece nunca desaparecer e pode impedir o avanço na carreira de profissionais de TI – mesmo em um momento em que muitas habilidades de tecnologia estão em alta demanda. Dado que grande parte dos profissionais da força de trabalho está se aproximando da idade tradicional de aposentadoria, o número de casos de discriminação tende a aumentar.

“Estou definitivamente vendo mais casos de discriminação por idade em todos os setores, inclusive com cargos de TI”, diz David Miklas, Advogado de Gestão, Trabalho e Emprego que trabalha regularmente com proprietários de empresas e CEOs para prevenir e defender litígios sobre todos os tipos questões jurídicas de emprego.

“A discriminação por idade é um problema específico da indústria de tecnologia, devido à tendência de muitas empresas de tecnologia serem startups e, muitas vezes, administradas por indivíduos bem mais jovens”, diz Miklas.

Há um equívoco generalizado na maioria dos setores de que os funcionários mais velhos não são “experientes em digital” e têm medo de aprender coisas novas quando se trata de tecnologia, acrescenta Miklas. “Essa suposição geralmente resulta em decisões que podem resultar em um processo por discriminação de idade, especialmente quando o trabalhador mais velho é preterido para promoção, não é contratado ou demitido”, diz ele.

Uma questão que surge mais em reivindicações de discriminação por idade do que outros tipos de discriminação é o uso de critérios de seleção por parte do empregador para decisões de contratação, promoção ou dispensa que são suscetíveis a suposições sobre a idade, diz Raymond Peeler, Diretor da Divisão de Coordenação, Escritório de Jurídico Advogado da Comissão de Oportunidades Iguais de Emprego dos EUA (EEOC).

“Por exemplo, um empregador que faz determinações sobre os trabalhadores com base em ‘energia’, ‘flexibilidade’, ‘criticidade’ ou ‘preocupações de longo prazo’ são suscetíveis às suposições do empregador com base na idade do trabalhador”, diz Peeler. A EEOC é responsável por fazer cumprir as leis federais que tornam ilegal a discriminação de candidatos a empregos ou funcionários devido à raça, cor, religião, sexo, nacionalidade, deficiência, informações genéticas ou idade de uma pessoa.

A pandemia de Covid-19 teve um impacto econômico devastador sobre os trabalhadores mais velhos, diz Lisa Marsh Ryerson, Presidente da AARP Foundation, parte da AARP, um grupo de defesa que representa pessoas com 50 anos ou mais.

“A pesquisa mostra que forças de trabalho com idades variadas têm um efeito positivo no engajamento, produtividade e resultados financeiros dos funcionários”, diz Ryerson. “No entanto, os trabalhadores mais velhos continuam a enfrentar resistência, na maioria das vezes simplesmente porque são considerados ‘muito velhos’ para o trabalho”.

Os indivíduos podem tomar medidas para superar a discriminação por idade ou contornar isso para atingir seus objetivos de carreira.

Abrace novas tecnologias e métodos de trabalho

Os funcionários mais velhos devem adotar tecnologias e métodos de trabalho mais recentes, porque muitas das organizações que contratam profissionais de TI implantaram essas ferramentas e métodos ou estão planejando fazê-lo. Por exemplo, ser proficiente no uso dos mais recentes dispositivos móveis e aplicativos para o trabalho é quase uma obrigação hoje, porque muitos empregos exigem que as pessoas trabalhem de onde quer que estejam no momento.

“Mesmo que você possa realizar suas tarefas amarradas à sua área de trabalho, você deve aprender como realizá-las em um tablet ou telefone”, diz Miklas. “Isso abrirá portas e ajudará a remover qualquer suposição de que você está ‘determinado em seus caminhos’ ou não está interessado em fazer mudanças.

Aprenda novas plataformas de comunicação digital, diz Ryerson. Essas habilidades sempre foram importantes, mas agora mais do que nunca por causa da pandemia e do modelo de trabalho em casa. Familiarize-se com o Zoom e o LinkedIn, se ainda não os estiver usando, diz ela. Os profissionais de TI devem estar abertos para trabalhar em casa, se é isso que o cargo exige.

Cabe aos indivíduos se manterem atualizados, diz Bill Balint, CIO da Universidade de Indiana da Pensilvânia. “Os profissionais de TI devem assumir o controle de sua carreira desde o primeiro dia e prever de forma consistente as mudanças na cultura de trabalho e no conjunto de habilidades que podem impactá-los nos próximos 12, 18 ou até 36 meses”, afirma. “Permanecer conectado às tendências do setor de TI, além das expectativas do empregador, é fundamental”.

Os trabalhadores não devem apenas se manter atualizados sobre as mais recentes habilidades no local de trabalho, mas documentar seu progresso em aulas de treinamento, seminários e assim por diante, diz Peeler. “Dados concretos do treinamento de funcionários em novas habilidades e processos podem superar ou refutar suposições sobre a capacidade ou disposição de um funcionário mais velho para assumir novas tarefas ou tecnologias”, diz ele.

Aproveite sua experiência anterior

Às vezes, ao se limitarem ao que sabem melhor, os profissionais de TI podem ter sucesso em manter a demanda mais tarde em suas carreiras.

“Quando você está com quase 50 anos e procura seu próximo show, certamente pode parecer que a idade está trabalhando contra você”, diz Bryan Phillips, Vice-Presidente Sênior de Tecnologia e CIO da Alpha Packaging, fabricante de garrafas e potes.

“Em minha experiência pessoal, depois de deixar meu trabalho anterior de CIO, parecia que algumas das empresas estavam procurando alguém um pouco mais jovem”, diz Phillips. “Para mim, voltar para a fabricação de uma empresa de desenvolvimento de software comercial de alta tecnologia foi muito mais confortável, e ainda poderia mostrar meu lado inovador do meu trabalho anterior, aproveitando meus 25 anos de experiência em fabricação”.

Se os profissionais de TI acharem que suas habilidades estão um pouco desatualizadas, eles devem considerar seus nichos, diz Phillips. “Algumas habilidades são difíceis de encontrar, como RPG, COBOL, PL1, Pick Basic e muitas outras que não são mais ensinadas na escola”, diz ele. “Muitas empresas menores costumam ter uma combinação de tecnologias mais antigas que exigem essas habilidades difíceis de encontrar”.

Antigamente, as pessoas precisavam estar abertas para a relocação porque a demanda por empregos de nicho podia ser geograficamente diversa, diz Phillips. “Mas não agora, já que as situações de trabalho em casa são muito mais comuns”, diz ele. Pesquisar os sites de empregos populares para uma área de nicho específica pode revelar oportunidades, diz ele.

Não entre em pânico e seja proativo ao buscar oportunidades

Além de assumir o controle de suas carreiras, Balint aconselha as pessoas que estão ansiosas sobre uma possível mudança na carreira de TI ou discriminação por idade a não entrarem em pânico. “Esse pânico pode produzir uma necessidade desesperada percebida de aprender um monte de novas tecnologias, juntamente com o medo de não ser capaz de aprendê-las bem e/ou com rapidez suficiente”, diz ele.

Em vez disso, os profissionais de TI veteranos precisam ser cuidadosos e medidos sobre a modernização de suas habilidades e conhecimentos de TI. “Eles devem ser muito proativos no entendimento das expectativas em evolução dos supervisores e da organização, permitindo que a modernização do conjunto de habilidades flua de acordo com isso”, diz Balint.

Por exemplo, quando um empregador está movendo um sistema de TI para um status legado ou aposentado, os profissionais de TI que operam esse sistema devem trabalhar para desenvolver conhecimentos específicos e/ou novas habilidades necessárias no futuro, diz Balint. “Profissionais de TI veteranos que, em vez disso, deixam de ser proativos e aguardam o empregador podem tornar mais fácil a discriminação sem controle”, diz ele.

Procure ser um mentor

Um ativo que pode claramente tornar os trabalhadores mais velhos atraentes para as empresas são os anos de experiência de trabalho que podem ser aproveitados para ajudar os trabalhadores mais jovens na área de TI. E a mentoria pode funcionar nos dois sentidos, o que é ainda melhor.

“Os funcionários mais velhos devem procurar colegas de trabalho significativamente mais jovens – pense em uma ou duas gerações – para tentar criar um acordo mútuo de tutoria”, diz Miklas. “O trabalhador mais velho pode ajudar a compartilhar décadas de conhecimento institucional com o trabalhador mais jovem, enquanto o trabalhador mais jovem muitas vezes pode compartilhar o que está ‘quente’ agora para a geração mais jovem”.

Por exemplo, um colega de trabalho mais jovem pode ajudar o mais velho a se configurar na plataforma de compartilhamento de vídeo TikTok e ajudar a explicar como funciona e que tipo de vídeo pode se tornar viral, diz Miklas. “Isso pode permitir que o trabalhador mais velho considere se é viável ajudar a marca do empregador por meio de uma plataforma projetada para atingir um público mais jovem”, diz ele.

Em geral, os trabalhadores mais velhos devem fazer questão de interagir com os colegas mais jovens, diz Ryerson. Ao convidar diferentes perspectivas e estabelecer relacionamentos com colegas de todas as idades, os trabalhadores experientes mostrarão que uma força de trabalho multigeracional é boa para empregadores e funcionários, diz ela.

Conheça seus direitos

É contra a lei os empregadores discriminarem com base na idade, diz Ryerson, e os trabalhadores mais velhos devem se familiarizar com a legislação para que possam reconhecer e responder à discriminação no local de trabalho.

A lei, nos Estados Unidos, torna ilegal que os empregadores se recusem a contratar ou demitir qualquer indivíduo ou de outra forma discriminar qualquer indivíduo com relação a remuneração, termos, condições ou privilégios de emprego, devido à idade.

As empresas também estão proibidas de limitar ou classificar os funcionários de qualquer forma que os prive de oportunidades de emprego, ou reduza sua remuneração devido à idade. A lei também se aplica a agências de emprego e sindicatos. Embora a maioria das pessoas provavelmente prefira evitar ações judiciais, é uma boa ideia estar familiarizado com as salvaguardas existentes contra a discriminação.

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