Diretor de TI da OdontoPrev cria plataforma multimarca

A partir de uma demanda do call center, Marcelo Galvão, diretor da TI da OdontoPrev, e sua equipe desenvolveram um sistema que se tornou ferramenta de vendas para toda operação, viabilizando redução de custos e garantindo a expansão dos negócios

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10:18 pm - 27 de março de 2018
Marcelo Galvao, IT Director, Claro, sao paulo, brazil

Uma plataforma multimarca, multicanal, multipagamento e com interface móvel. O projeto que rendeu a Marcelo Castiglioni de Jesus Galvão, diretor de TI da OdontoPrev, o prêmio de Executivo de TI do Ano, promovido pela IT Mídia, na categoria Saúde, resultou na criação de um sistema que suporta o processo de vendas no call center da companhia, nos parceiros e até na operação da empresa no México.

A ideia surgiu a partir de uma reunião de diretoria, em que o responsável pelo call center destacou que havia um volume significativo de contatos de interessados em adquirir os planos da empresa. “Como não tínhamos uma ferramenta disponível no call center para vendas, eles direcionavam os clientes para nossos parceiros ou para nosso e-commerce”, conta Galvão. Nascia ali o embrião do Dental Care Sales System (DCSS).

A área de TI tinha planos mais ambiciosos para o sistema. “Identificamos que a solução poderia ser mais ampla e atender as necessidades de vendas de outros canais. Com isso, sugerimos criar uma plataforma genérica, capaz de suportar venda presencial e não presencial, utilizando diversos meios de pagamento, com interface web, permitindo acesso pelo desktop, notebook, tablet ou celular”, relata o executivo.

O desafio era grande, mas a expertise de Galvão na área de arquitetura o permitiu contribuir com a visão de futuro necessária para fazer a plataforma virar realidade. “Criamos uma arquitetura orientada a Application Programming Interface (APIs) com tecnologias que facilitaram em muito a criação de páginas responsivas, além da esteira de DevOps, que acelerou bastante o processo de desenvolvimento”, explica.

A vivência do executivo no segmento de Telecomunicações, setor em que ele trabalhou por muitos anos, também foi crucial para valorizar a experiência do usuário. “O setor de Telecom é muito competitivo e aprendi que quanto mais os clientes entendem e gostam do produto, maiores as chances de sucesso. Transpondo isso para o nosso dia a dia destaquei a importância da validação do usuário. A equipe precisa entender a rotina do público que a ferramenta vai atender”, destaca.

Venda rápida e digital

Além da TI (Arquitetura e Infraestrutura), participaram do desenvolvimento da solução o Escritório de Projetos, as equipes do comercial de pessoa física e de pequena e médias empresas e a área de atendimento. O sistema entrou no ar em julho de 2017 no call center da empresa e o resultado de vendas ficou acima do esperado. “Hoje, o cliente liga e podemos efetuar a venda na hora. Ele ainda escolhe se prefere pagar por débito em conta, cartão de crédito ou boleto. Com isso conseguimos aproveitar todas as oportunidades, já que antes, ao direcionar o cliente para outro canal, havia o risco de ele desistir da contratação do plano”, ressalta.

A equipe de Galvão também se envolveu no treinamento dos usuários. “Como era uma ferramenta nova, houve uma resistência natural à mudança. A publicação diária dos resultados de vendas aliada a um modelo de metas ajudaram a vencer esse obstáculo”, conta o executivo.

O passo seguinte foi estender o uso da ferramenta para dois parceiros. “Antes, a integração era custosa. Não tínhamos um sistema que pudéssemos abrir para outros parceiros. Agora, o parceiro pode ter uma senha máster para organizar sua força de vendas, cadastrando os corretores e definindo qual produto cada um pode vender. Além disso, a ferramenta disponibiliza uma série de relatórios para o acompanhamento da produção dos times”, afirma Galvão.

Outro ganho foi a possibilidade de os corretores fazerem o upload dos documentos assinados, reduzindo os custos de manipulação e digitalização de documentos. “O input das novas vidas era feito por um time interno. Com a solução, ao final da venda, a criação do beneficiário nos sistemas da empresa é feita de forma on-line, possibilitando o uso imediato do plano nos casos que não é exigida carência”, explica. Essa agilidade também tornou a comercialização de produtos pessoa física mais atraente para os corretores, que conseguem finalizar o processo com rapidez, o que também acelera o recebimento da comissão.

O executivo conta que a empresa está negociando a implementação da ferramenta com mais dez parceiros. “Agora, a barreira de entrada é muito baixa e podemos aumentar nossa capilaridade, o que é muito importante nos produtos voltados à pessoa física.”

Com base na plataforma também foi desenvolvido um aplicativo para pequenas e médias empresas. Basta o corretor inserir o CNPJ e o sistema já busca os dados da empresa. O corretor cadastra os beneficiários e o responsável pela contratação recebe um e-mail com as informações. Assim que a empresa efetua o pagamento, o plano passa a ficar disponível. “Vendas que demoravam uma semana podem ser concluídas em cinco minutos”, orgulha-se o diretor. “Com o app potencializamos a questão de aproveitar as oportunidades e esse é o principal ganho da plataforma”, conclui.

Finalistas da categoria Saúde

1º Marcelo Castiglioni de Jesus Galvão – OdontoPrev
2º Alexandre Flores de Almeida – Unimed Belo Horizonte Cooperativa de Trabalho Médico
3º Leonardo Ferreira de Almeida – United Healthgroup Brasil/Amil

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