Dilma Rousseff sanciona Lei Geral das Antenas, mas veta pontos

Author Photo
10:45 am - 22 de abril de 2015
Dilma Rousseff sanciona Lei Geral das Antenas
A presidente Dilma Rousseff sancionou, com vetos, a Lei 13.116, batizada de Lei Geral das Antenas, que unifica regras para instalação e compartilhamento de torres de telecom e promove agilidade na autorização para as empresas responsáveis. 

O texto, aprovado pelo Congresso em 25 de março, foi bem recebido pelo setor, que acredita na desburocratização dos investimentos com a mudança. Agora, Estados e municípios devem fazer a análise dos projetos de instalação das antenas.

Um dos itens vetados pela presidente foi o III do artigo 4. Segundo o item, caberia ao poder público os investimentos para instalação ou substituição frequente de elementos de rede e da respectiva infraestrutura de suporte com o objetivo de permitir a ampliação da cobertura e da capacidade das redes

No veto, o governo afirma que ao permitir o entendimento de que o poder público seria responsável por arcar com os investimentos necessários, inverte-se a lógica regulatória de investimentos privados aplicada ao setor de telecomunicações.

A presidente também vetou algumas partes dos artigos 21, 22 e 23. O artigo 21 diz que “limiares de acionamento, que indicarão a necessidade de expansão da rede para prestação dos serviços de telecomunicações, com vistas à sua qualidade, serão estabelecidos em regulamentação específica”.

Sobre esse parágrafo, o governo justificou que essas medidas atribuiriam ao poder público a definição de parte significativa das estratégias de investimento das empresas prestadoras de serviços de telecom.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.