Dilma Rousseff sanciona aumento da alíquota da desoneração da folha de pagamento

Author Photo
11:24 am - 01 de setembro de 2015
Dilma Rousseff sanciona aumento da alíquota da desoneração da folha de pagamento
A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que revê a desoneração da folha de pagamento e aumenta as alíquotas incidentes sobre a receita bruta das empresas. A sanção, publicada ontem (31/8) no Diário Oficial da União (DOU), informa que o aumento da tributação passa a valer no dia 1º de dezembro. No total, 56 setores serão impactados com a mudança, incluindo o de tecnologia da informação (TI).

Dessa forma, as empresas de TI que recolhiam 2% do faturamento para a contribuição da previdência de seus funcionários passarão a pagar 4,5% da receita. Seguindo a sanção, apenas as empresas de call center contribuirão com alíquota de 3%.

A medida preocupa o segmento, uma vez que entidades do segmento apontam que o aumento da alíquota eliminará 151 mil empregos, o que equivale a 17% da força de trabalho, sendo 81 mil em TI e TIC e 70 mil em call center. 

Recentemente, em uma tentativa de reduzir os impactos no segmento, entidades afirmaram que aceitaram aumento de 50% passando de 1,5% para 3%, mas para todos os segmentos econômicos beneficiados com lei. “Para algumas empresas, isso é interessante. Para outras, é um problema”, afirmou Manoel Antonio dos Santos diretor Jurídico da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes).

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.