Digitalização já: líderes de TI debatem impactos da pandemia em serviços

Na era do XaaS, equipes de tecnologia precisam se adaptar para entregarem resultados

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6:47 pm - 11 de junho de 2020
xaas

Com o afastamento imposto pela pandemia do novo coronavírus, a expressão “novo normal” se tornou bastante comum para os líderes de TI do Brasil. O cenário acelerou o chamado XaaS, conceito no qual quase tudo pode ser oferecido como serviço. Assim, a tecnologia ganhou responsabilidade de entregar resultados, gerir recursos e manter a eficiência em um mundo acelerado pela pandemia.

Todas as questões acima foram discutidas no encontro “Tudo como serviço: o papel da TI para atender a demanda crescente”, que contou com a presença de Roosevelt Nascimento, CPO na Dafiti, Renan Rocha, CTO da Unidas e Renata Marques, CIO América Latina da Natura. O painel, que faz parte da programação de conteúdo desta quinta (11) do IT Forum@Home, teve a moderação da jornalista e editora dos sites Computerworld Brasil e CIO Brasil, Carla Matsu.

 

Aceleração e experiências digitais

Um dos reflexos da pandemia do novo coronavírus no ramo de serviços foi a digitalização da jornada dos consumidores. “A crise vai deixar uma mudança na nossa cultura e na forma como nossos clientes internos e externos utilizam a tecnologia”, conta o CTO da Unidas.

O executivo afirma que a empresa de locação de carros e venda de seminovos acelerou projetos, como a o foco em mobilidade. O app da marca permite que o consumidor cumpra as etapas do aluguel sozinho, deixando só a retirada dos carros para as lojas. E, ainda assim, o procedimento é feito sem contato com atendentes.

Já no caso da Dafiti, o e-commerce notou uma mudança de hábitos de consumo, tanto na exigência logística para entrega mais rápida quanto no setor de analytics. Esse segundo precisou entrar em ação para adaptar a oferta de produtos mais interessantes para o momento, como pijamas, por exemplo.

“O mercado de moda tem muito espaço para crescer online. Quando teve a pandemia, os players desse mercado que tinham presença física tiveram que fechar as portas. A gente percebeu que, no novo normal, há mudanças no hábito de consumo e na qualidade dos serviços que a gente entrega”, comenta Nascimento.

 

Adaptação de serviços

E não foi só o perfil dos consumidores que mudou com essa digitalização acelerada: a forma de lidar com algumas práticas corporativas também. Renata Marques, da Natura, conta que a marca não teve tantas dificuldades para se adaptar ao esquema de home office em tempo integral. A executiva afirma que a empresa tinha esse formato como prática já antes da crise. Por outro lado, adaptar a experiência de consumidores e consultoras trouxe desafios.

“O importante é humildade para aprender e não achar que a jornada do consumidor ou da consultora vai sair do jeito que a gente quer”, argumenta Marques.

Durante o período, a marca brasileira de cosméticos também mudou o direcionamento de algumas estratégias, promovendo uma live com a cantora Ivete Sangalo, dentre outras ações.

 

Gestão flexível e propósito

Começar pela entrega e não mais pela presença é um desafio para a liderança corporativas, segundo os participantes do painel. Com a mudança de times inteiros para o isolamento físico, os gerentes precisam adaptar a forma de lidar e se preocupar com a saúde física e mental de seus times. “Ser produtivo com saúde” é uma das metas apontadas por Roosevelt Nascimento.

“O papel principal da liderança nesse momento é trazer um pouco de conforto e garantir a segurança do time”, conta o CPO da Dafiti.

Para Renata Marques, saber o que a empresa espera do colaborador e questionar padrões de serviços e processos também é importante nesse momento. “Outra questão é criatividade, precisamos desafiar o status quo. Não podemos seguir os mesmos processos com essa velocidade que tem sido demandada. Precisamos empoderar o time para trazer resultados e dar essa oportunidade para as pessoas escolherem onde trabalhar. É importante ter uma base, mas a quantidade de home office vai ser muito maior”, explica a CIO da Natura para a América Latina.

A edição digital do evento de TI mais tradicional do país acontece entre os dias 11 e 13 de junho e terá vários dos nomes mais relevantes do mercado brasileiro de tecnologia. Mais cedo, a plenária principal teve Don Tapscott, especialista em blockchain falando sobre os impactos da tecnologia na sociedade. Fique ligado no IT Forum 365 para acompanhar a cobertura completa do IT Forum@Home.

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