Dicas para fazer networking com profissionais de destaque

Conectar-se com C-levels e outros influenciadores do mundo corporativo não precisa ser difícil

Author Photo
8:00 am - 09 de setembro de 2020
dicas networking

Para alçar novos ares profissionais, a dica é, muitas vezes, apostar n bom e velho networking é fundamental para que isso ocorra. Porém, em grande parte das tentativas os esforços de um profissional para conectar-se com executivos dentro e fora da própria empresa resultam em zero oportunidades ou reuniões. Mais preocupante ainda é quando quase ninguém nem se incomoda em responder mensagens nas redes sociais ou e-mails. Muitas vezes, o alvo destes contatos são executivos de alto nível e muito influentes.

Um dos grandes problemas, na maioria dos casos, é a abordagem utilizada. Desta forma, como chamar a atenção de pessoas poderosas mas que são menos propensas a responder? Os executivos seniores são ocupados, vêem menos valor em gastar tempo com alguém de hierarquia inferior e tendem a perder ou ignorar solicitações por e-mail ou mídia social.

Portanto, veja abaixo algumas dicas de como se dar bem neste tipo de situação:

Recomendações são sempre bem-vindas

A melhor maneira de garantir uma reunião é ser recomendado por uma figura respeitada em seu setor. Ter amigos em cargos importantes pode colocá-lo no topo da fila e até impactar positivamente seu salário. De qualquer forma, conseguir uma recomendação pode ser complicado se você não for próximo de alguém influente, mas ao examinar cuidadosamente nossas redes, a maioria de nós pode identificar alguns laços poderosos. Peça a alguém influente para falar bem de você, apresentá-lo ou ajudar a marcar um encontro com a pessoa que você deseja conhecer.

Networking com base na afinidade

Nós ficamos próximos e ajudamos aqueles que são semelhantes a nós, e isso não fica restrito a apenas aqueles que estudaram na mesma universidade que você. Ser da mesma cidade, torcer pelo mesmo time esportivo, compartilhar experiências únicas (como ser um engenheiro de marketing ou ter feito um curso não tradicional), até mesmo ter o mesmo nome ou aniversário imediatamente une as pessoas. Assim, faça sua lição de casa para refinar seu pitch pessoal. Use o LinkedIn ou o Google para pesquisar as pessoas que você deseja conhecer e inclua semelhanças que vocês compartilham em sua mensagem.

Agregue valor

Se você tiver informações, habilidades ou ideias que possam ser úteis para a pessoa que deseja conhecer, é ainda mais provável que você se destaque. Destacar habilidades únicas pode ser mais fácil para profissionais seniores, mas todos podem capitalizar sobre um trabalho do curso ou por ter familiaridade com tecnologias emergentes. Considere o que a pessoa que você conectar-se pode estar interessado ou precisar de ajuda. Use o conhecimento único que você possa ter, enquadrando como isso pode beneficiar a pessoa, e destaque suas credenciais, como afiliações a instituições de prestígio que lhe dão credibilidade. Mas não é o caso de escrever um texto imenso, ao invés disso, dê dicas para despertar o interesse.

Veja também: Os 10 mandamentos para aproveitar ao máximo o home office

Use (mas não abuse) dos elogios

Massageie o ego. Gostamos de pessoas que nos fazem sentir bem conosco e achamos que essas pessoas têm mais credibilidade. Na prática, ninguém quer ser um “intrometido”, mas há boas evidências de que fazer uso de elogios funciona. Para combater nossa resistência em usar a bajulação, especialmente a crença de que não funcionará, pense na bajulação como uma forma de fazer a outra pessoa se sentir bem consigo mesma. Por exemplo, o próprio ato de buscar a experiência e o conselho sábio de alguém é uma forma de lisonja. Destacar pontos-chave que você gosta no discurso de um colega de trabalho de outra divisão é um tipo de “bajulação” sincera, por exemplo.

Seja persistente

As chances de obter uma resposta podem parecer baixas, mas pesquisas mostram que subestimamos significativamente a disposição dos outros em nos ajudar. Um executivo sênior entrevistado pela Harvard Business Review disse porque ele respondia aos mais jovens: “Eles simplesmente pediram e fizeram follow up. A maioria das pessoas não faz isso. Acho muito difícil dizer não a um pedido sincero e bem pensado, especialmente quando se trata de algo concreto e simples, como fazer uma apresentação”. Ou seja, peça e receberá, e muitas vezes mais do que você pensa. Ou pergunte-se: o que tenho a perder perguntando? A maioria das pessoas ocupadas e seniores não estão pensando em você e não podem ler sua mente. Use as abordagens acima para tornar uma solicitação mais atraente e faça as solicitações pessoalmente, que são ainda mais difíceis de recusar.

Hoje, o mercado está mais competitivo do que nunca. A maioria dos empregos é encontrada por meio de indicações, e o networking tem demonstrado um forte impacto no sucesso profissional. Mas para construir essa rede, primeiro você precisa fazer contatos. Por isso, para conectar-se com potenciais bons contatos, escreva mensagens objetivas, empregando ou combinando as abordagens acima. Isso demanda uma certa prática, mas é possível em relativamente pouco tempo ter um bom retorno.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.