3 dicas essenciais para uma carreira promissora na área de TI

CINQ Technologies elenca elementos que não podem faltar e avisa: empresas caçam bons aprendizes

Author Photo
6:31 pm - 20 de setembro de 2018

Quando o assunto é carreira em TI, a CINQ Technologies acredita ser importante aliar desenvolvimento de carreira por meio de aquisição de conhecimento, bem como soft skills. A visão da companhia é a de que é possível empreender nas organizações, bem como criar seu  negócio; e que a área de Tecnologia perpassa o presente e futuro das empresas, sendo que a transformação digital e adoção de tecnologias disruptivas como internet das coisas (IoT), big data, inteligência artificial etc tornam-se cada vez mais importantes para aumento da performance das empresas.

Com base nos três temas, a empresa elencou três dicas essenciais para carreira promissora na área de TI:

1. Tenha propósito

No âmbito de carreira, a dica é ter um propósito que te faça acordar cedo todos os dias com energia para fazer acontecer e, tendo isso claro (qual é sua missão de vida e como isso está relacionado com sua trajetória na área de TI), será mais fácil buscar evolução de conhecimentos técnicos e ter inteligência emocional para saber lidar com os desafios cotidianos.

2. Desafie-se

Na área de empreendedorismo, a chave é desafiar-se e esses desafios podem acontecer por meio do aprendizado de novas tecnologias e linguagens de programação; tirando certificações de TI; buscando novos aprendizados comportamentais como comunicação efetiva (cursos de oratória com o intuito de falar melhor em público e fazer-se entender); e liderança (cursos de Scrum Master, de coaching).

3. Use métodos ágeis

No campo da tecnologia, a sugestão é utilizar métodos ágeis de desenvolvimento, pois eles garantem entregas contínuas ao cliente, além de trazer engajamento de time.

De acordo com Nôga Simões, coordenadora de Marketing e Inovação da CINQ, o profissional de TI precisa cada vez mais aliar competências técnicas a comportamentais, afinal, para o bem ou para o mal, quando são as emoções que dominam, o intelecto não pode nos conduzir a lugar nenhum.

Neste sentido, diz, demanda-se cada vez mais profissionais que sejam bons aprendizes; captem conceitos rapidamente; se ajustem aos diferentes contextos e situações; pensadores independentes; capazes de tomar decisões; apaixonados por tecnologia e que sejam bastantes comprometidos com resultados.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.