5 coisas que não se deve falar no ambiente de trabalho

Comportamentos inadequados podem ser obstáculos ao crescimento profissional

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3:30 pm - 22 de setembro de 2020
dicas trabalho

Construir uma carreira sólida é resultado de muito esforço e dedicação, porém, um dos grandes obstáculos para tal é falta de postura no ambiente de trabalho. A qualidade do ambiente corporativo também está intimamente vinculada à postura e comportamento dos colaboradores, por isso, é importante observar alguns elementos. Confira algumas dicas para manter seu ambiente de trabalho saudável e que ajudam a manter uma imagem positiva profissionalmente.

Discursos que agridem ou ofendem de alguma forma, por exemplo, causam reações negativas por parte de todos. Saiba quais são:

Não critique a postura da empresa

Ao se deparar com uma empresa nova, é comum que profissionais não se adaptem às regras internas, políticas de convívio, gestão, normas de vestimenta e etc. Comentários negativos sobre a cultura da empresa devem ser evitados, já que não é desejável que seu gestor questione se o seu perfil é adequado para o cargo ocupado e se compensa, para a empresa, investir em você.

Não questione a remuneração do colega de trabalho

Em uma empresa existem diversos cargos, todos eles com salários variados e que foram conquistados por profissionais das mais diferentes formas. Questionar o quanto seu colega de trabalho recebe é o mesmo que deixar sua oportunidade de evoluir em sua carreira para trás, pois entrará no campo injusto da comparação e se dará ao direito a só fazer algo diferente se primeiro for mais bem remunerado, o que não passa de um grande erro.

Não dê detalhes da vida pessoal

Mesmo sabendo que passamos a maior parte do tempo em nosso ambiente de trabalho, evite expor sua família, ou amigos com comentários acerca de situações e comportamentos ocorridos em locais totalmente desconexos ao seu trabalho, além da exposição desnecessária, seus colegas poderão sentir-se inseguros em relação ao que você pode comentar deles em outros ambientes.

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Não fale palavrões

Apesar de comuns no dia a dia os palavrões não são bem vistos no ambiente de trabalho. O primeiro motivo, obviamente, é porque os profissionais sentem-se desrespeitados. Além disso, pode passar a ideia de que só consegue demonstrar firmeza no posicionamento devido ao excesso de palavras de baixo calão.

Não conte vantagem

Outra das dicas que são essenciais no trabalho é: não se coloque como salvador da pátria quando assumir uma nova rotina ou cargo. Alguém esteve ali antes e fez o máximo que pode, sem contar que mesmo tendo qualificação para desenvolver tais habilidades em nada significa que estará livre de erros e de acompanhamento dos mais experientes.

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