Dia Nacional da Inovação: conheça 7 startups inovadoras

Empresas estão revolucionando diversos mercados no Brasil e na América Latina

Author Photo
12:51 pm - 19 de outubro de 2020

Nesta segunda, dia 19, é comemorado o Dia Nacional da Inovação, como forma de incentivo no desenvolvimento de novos produtos e processos. Para as empresas o impacto da inovação é cada vez maior, seja ela pequena, média ou grande. Inovar se tornou um gigantesco processo diferenciado e competitivo. Afinal, é inovando que mudanças positivas acontecem. Assim, muitas empresas estão buscando inovar no mercado trazendo mais facilidade em seus serviços e ajudando toda cadeia envolvida. Conheça exemplos de companhias que estão inovando.

Mercado editorial

O Clube de Autores, plataforma de autopublicação da América Latina, implementou o modelo self-publishing no Brasil. Foi a primeira plataforma brasileira de print-on-demand (POD) a oferecer venda e distribuição direta. Nela, os autores podem publicar seus livros facilmente e disponibilizá-los nas maiores livrarias do brasil, tudo isso sem nenhum custo. Ela ainda oferece uma gama de serviços profissionais para aqueles que pretendem crescer e se desenvolver no mercado de literatura.

Leia também: Covid-19 tem sido poderoso agente transformador em digitalização

Saúde

A Vitta é uma gestora de benefícios que criou o primeiro plano de saúde para startups do Brasil e com medicamentos inclusos. O produto, que é 100% digital, tem atendimento de uma equipe de saúde, disponível 24/7 pelo WhatsApp. Além disso, o aplicativo da empresa centraliza os dados de saúde do usuário, integrando digitalmente prontuários médicos, resultados de exames e prescrições de remédios, por exemplo.

Recuperação de Crédito

A Acordo Certo é uma empresa de renegociação de dívidas online do Brasil. Toda aproximação é feita por meios digitais como e-mail, SMS, entre outros, se posicionando como um verdadeiro parceiro do cliente. As mensagens explicam como a empresa pode ajudar o consumidor a quitar suas dívidas e sugerem ao usuário que se cadastre na plataforma para negociar descontos e parcelas.

Mercado de Seguros

A Flix é uma plataforma brasileira com foco exclusivo na venda de seguros e assistências residenciais. Fundada em março de 2020, a insurtech disponibiliza um portfólio com 45 opções de ofertas, entre cobertura financeira e assistências, permitindo a personalização da cobertura securitária de acordo com a necessidade do cliente. Recém anunciada para o Sandbox da Susep, projeto que visa impulsionar o uso da tecnologia e acessibilizar produtos securitários, a Flix é uma das 11 empresas que lideram a pesquisa por inovação em seu setor.

Smart city

A Tembici, de micromobilidade na América Latina, lançou o maior projeto latinoamericano de bikes elétricas compartilhadas em sistema de estações fixas e promete ser o futuro da mobilidade. A pandemia acelerou mudanças na forma de se locomover, a e-bike amplia trajetos e possibilita diferentes relevos, contribuindo para a sustentabilidade das cidades e, durante a pandemia, com o afastamento social.

Rastreamento de frotas

A Cobli, plataforma de gestão de frotas mais eficientes, recentemente entrou em parceria com a Alelo integrando os benefícios da empresa com as do Cartão Alelo Frota. Usuários do cartão ganham mais precisão no controle de quilômetros rodados da equipe de campo. Com a Cobli, fica mais fácil confirmar as informações inseridas no cartão, uma vez que o cliente tem acesso aos dados precisos que o sistema de rastreamento oferece, como relatório de paradas, análise do modo de condução e tempo de motor ocioso.

Serviços financeiros

A IOUU, fintech de peer-to-peer ou P2P lending que propõe alternativas financeiras para empresas que necessitam de crédito, criou a possibilidade de investir ou conseguir crédito sem sair de casa, utilizando um modelo que é rápido, fácil, não utiliza papel e o custo é muito menor para o cliente. Seja pelo aplicativo ou por motor de crédito, a IOUU utiliza inteligência de dados e tecnologia de ponta em suas análises.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.