Dia Mundial do Livro: 19 CEOs indicam obras de empreendedorismo para a quarentena

Títulos abordam temas como empreendedorismo, gestão, capacidade de priorizar tarefas e percepção do futuro do negócio

Author Photo
3:21 pm - 23 de abril de 2020

Nesta quinta-feira (23) comemora-se o Dia Mundial do Livro, data bem convidativa para relembrar dos benefícios da leitura e como esse hábito pode auxiliar em vários aspectos da vida — entre eles, o corporativo, com obras que viraram referência no mundo. 

Para a data, 19 CEOs de startups brasileiras indicam obras que foram essenciais para que empreendessem e alcançassem o sucesso. Confira: 

1) Antifrágil – Coisas que se beneficiam com o caos, Nassim Taleb 

  • Que recomenda:   Eduardo Canova – CEO da Leoa 

“Em Antifrágil, Taleb proclama a incerteza como algo desejável, e até necessário, além de propor que construamos mais coisas resistentes ao imponderável, estabelecendo o conceito do antifrágil. Na obra, o autor engloba análises sobre inovações e melhorias feitas a partir de tentativa e erro.” 

2) Gerenciamento Quântico, Charlotte Shelton 

  • Quem recomenda: Isaac Paes – CEO do OiMenu 

“Uma nova ótica sobre a gestão, que mistura o lado quântico da vida nos negócios e nos faz dar mais valor sobre nossa intuição e emoções.” 

3) Blitzscaling, Chris Yeh e Reid Hoffman 

  • Quem recomenda: Sergio Furio – CEO da Creditas 

O livro, escrito por Chris Yeh e Reid Hoffman, contém um conjunto de técnicas para aumentar a escala de um empreendimento a um ritmo vertiginoso: o blitzscalling. 

4) The Innovator’s Solution, Clayton Christensen 

  • Quem recomenda: Ubiraci Mercês – CEO da Sanar 

Em The Innovator’s Solution, Christensen e o coautor, Michael E. Raynor, ajudam as empresas a entender como se tornarem disruptivas. Citando pesquisas e teorias aprofundadas e testadas em centenas de empresas de vários setores, os autores identificam os processos que criam inovação bem-sucedida e mostram aos gerentes como adaptar suas estratégias às mudanças de um mundo dinâmico. 

5) Rápido e devagar – Duas formas de pensar, Daniel Kahneman 

  • Quem recomenda: Ingrid Barth – CEO do Linker 

No livro Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar, Daniel Kahneman nos leva a uma turnê pela mente e explica os dois sistemas que dirigem a maneira como pensamos. O sistema 1 é rápido, intuitivo e emocional; O sistema 2 é mais lento, deliberativo e lógico. 

6) Nada Easy, Tallis Gomes 

  • Quem recomenda: Alvaro Nunes – CEO da Karavel 

“Neste livro, Tallis Gomes, apresenta o passo a passo das etapas de como combinou gestão, novação e criatividade para validar de forma correta a sua ideia, abrir seu empreendimento e fazê-lo crescer, sem desperdiçar tempo e recurso. Nestas páginas, você conhecerá a realidade de quem tenta fazer com que uma startup dê certo no Brasil. Tirar uma ideia do papel é uma arte.” 

7) Essencialismo – A disciplinada busca por menos: Greg Mckeown 

  • Quem recomenda: Ana Paula Pisaneschi – CEO do Uffa.com.vc 

“Nesta obra, Mckeown explica como o essencialismo é mais do que uma estratégia de gestão de tempo ou uma técnica de produtividade. Trata-se de um método para identificar o que é vital e eliminar todo o resto, para que possamos dar a maior contribuição possível àquilo que realmente importa.” 

8) The Hard Things about Hard Things, Ben Horowitz 

  • Quem recomenda: Gabriel Senra – CEO da Linte  

Ben Horowitz, cofundador da Andreessen Horowitz e um dos empresários mais respeitados e experientes do Vale do Silício, compartilha neste livro conselhos essenciais sobre como criar e administrar uma startup. 

9) O lado difícil das situações difíceis, Ben Horowitz (sim, teve dobradinha) 

  • Quem recomenda: Rodrigo Amato – CEO da M2M 

“Em O lado difícil das situações difíceis, Ben Horowitz, um dos empreendedores mais respeitados do Vale do Silício, conta a história de como ele mesmo fundou, dirigiu, vendeu, comprou, geriu e investiu em empresas de tecnologia, oferecendo conselhos essenciais para ajudar os empreendedores a resolver os problemas mais difíceis – aqueles de que as faculdades de administração não tratam. 

10) Isso é Marketing – Para ser visto é preciso aprender a enxergar, Seth Godin 

  • Quem recomenda: Marcelo Kogut – CMO do Mycon 

Seth Godin inspirou milhares de empresários, líderes e fãs de todas esferas sociais. Agora, pela primeira vez, ele oferece uma visão do núcleo de sua sabedoria de marketing em um pacote acessível e atemporal. No centro da sua abordagem está uma grande ideia: grandes profissionais de marketing não usam os consumidores para resolver o problema da empresa. 

11) As 48 leis do poder, Robert Greene 

  • Quem recomenda: Bernardo Schucman – CEO da FastBlock 

O que fazer para ser promovido? Como neutralizar quem vive tentando ‘puxar o seu tapete’? Em As 48 leis do poder, Robert Greene oferece o “caminho das pedras” e cita casos de sucesso e de fracasso revelados à luz de suas regras.

Para ilustrar o que diz, Greene recorre a fábulas e a episódios reais da História, usando e abusando de citações. O leitor se embrenha pela cartilha através de estrategistas como Clausewitz e Sun-Tsu, estadistas como Bismarck, sedutores como Casanova, filósofos como Nietzsche, escritores como Balzac e, claro, diplomatas como Maquiavel. 

12)  Sonho Grande, Cristiane Correa 

  • Quem recomenda: João Canhada – CEO da Foxbit 

“Warren Buffett Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira ergueram, em pouco mais de quatro décadas, o maior império da história do capitalismo brasileiro e ganharam uma projeção sem precedentes no cenário mundial. Nos últimos cinco anos eles compraram nada menos que três marcas americanas conhecidas globalmente: Budweiser, Burger King e Heinz.  

A fórmula de gestão que desenvolveram, seguida com fervor por seus funcionários, se baseia em meritocracia, simplicidade e busca incessante por redução de custos. Uma cultura tão eficiente quanto implacável, em que não há espaço para o desempenho medíocre.

Por outro lado, quem traz resultados excepcionais tem a chance de se tornar sócio de suas companhias e fazer fortuna. Sonho grande é o relato detalhado dos bastidores da trajetória desses empresários desde a fundação do banco Garantia, nos anos 70, até os dias de hoje.” 

13) Satisfação Garantida,Tony Hsieh 

  • Quem recomenda: Fernando Franco – CEO da Provi

“Neste livro, o autor mostra como mudou seus negócios apostando em uma nova cultura corporativa como prioridade, defendendo que o atendimento ao consumidor é de responsabilidade de toda a empresa e não apenas de um departamento.”

14) Livre para Voar, Fábio Teruel 

  • Quem recomenda: Patrick Burnett – CEO do Inovebanco 

“Entre os mais vendidos da Amazon e diversos outros rankings importantes, o livro conta com histórias inspiradoras de nomes conhecidos, como Thomas Edison e Franklin Delano Roosevelt, além de anônimos que viram suas vidas transformadas pela redescoberta de si. 

O livro nos ajuda a trabalhar a mente, transformando o medo em força e esperança, usando a resiliência em nosso favor e a favor da empresa no dia a dia.” 

15) Só os paranoicos sobrevivem,  Andrew S. Grove 

  • Quem recomenda: Ythalo Silva – CEO da Home Hero 

“Sob a liderança de Andy Grove, a Intel se tornou a maior fabricante de chips do mundo. Nesta publicação, o CEO e fundador da empresa compartilha suas estratégias de sucesso, revelando como identificar e explorar os principais momentos de mudança em qualquer setor que podem resultar em falhas drásticas ou enorme sucesso.” 

16) Meaningful Marketing, Marcelo Tripoli 

  • Quem recomenda: Ricardo Almeida – CEO do Clube de Autores 

“A obra propõe uma nova forma de atuação para as marcas, criando um plano prático para executivos e estudantes. O mundo digital está obrigando o manual do marketing ser reescrito, e neste contexto as marcas devem se conectar com os consumidores não mais por interrupção, mas pelos valores que geram nas vidas das pessoas. “ 

17) Receita Previsível, Aaron Ross e Marylou Tyler 

  • Quem recomenda: Bruno Sayão – CEO da IOUU 

Receita Previsível é uma provocação a empresas, gestores, empreendedores e todos aqueles que lidam com vendas, para que saiam da posição de vítimas passivas da demanda de mercado e passem a protagonistas dos resultados.

De forma objetiva e com cases reais implantados pelos próprios autores, você vai aprender, passo a passo, como colocar em prática o processo de vendas outbound, que levou a Salesforce.com e a HyperQuality, dentre outras, a aumentarem em mais de 300% suas receitas e a obterem milhões de dólares em receitas futuras. “ 

18) Fora da Curva 2: Florian Bartunek, Pierre Moreau e Giuliana Napolitano 

  • Quem recomenda: Cássio Bariani – CEO da SmartBrain 

“O livro conta as trajetórias de empreendedores, investidores e gestores de fundos. Esta edição tem o prefácio do empresário Jorge Paulo Lemann e traz as histórias de gestores como Márcio Appel, Ricardo Vinhaes, Mauricio Bittencourt e Henrique Bredda e também de Guilherme Benchimol, fundador da XP, entre outras. “ 

19) The Outsiders – Oito CEOs não convencionais e seu modelo radicalmente racional para o sucesso, Will Thorndike 

  • Quem recomenda: João Alkmim – CEO da Vitta 

“Neste livro refrescante e contra-intuitivo, o autor Will Thorndike traz a sabedoria analítica de uma carreira de sucesso em investimentos, avaliando de perto o desempenho das empresas e de seus líderes.

Você encontrará oito CEOs individualistas cujos retornos médios das empresas superaram o S&P 500 por um fator de vinte – em outras palavras, um investimento de US $ 10.000 com cada um desses CEOs, em média, valeria mais de US $ 1,5 milhão, vinte e cinco anos depois.” 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.