Dia do Programador: Eu Capacito oferece cursos gratuitos na área

Um dos profissionais mais disputados do mercado de trabalho brasileiro tem seu dia comemorado nesta segunda-feira (13).

Author Photo
3:50 pm - 13 de setembro de 2021
programação

Um dos profissionais mais disputados do mercado de trabalho brasileiro tem seu dia comemorado nesta segunda-feira (13). O Dia do Programador ocorre dia 13 de setembro, ou 12 em caso de anos bissextos, porque é o 256° dia do ano. O número 256 é muito comum na área de tecnologia, já que representa um byte de oito bits.

A profissão, cujos cargos ainda hoje são predominantemente ocupados por homens, foi criada por uma mulher. Em 1842, Ada Lovelace foi a primeira pessoa a programar, ao acrescentar algoritmos para o funcionamento de uma máquina mecânica. Como resultado, ela é hoje considerada a “Mãe da Computação”.

A aceleração do processo de transformação digital das empresas e a falta de mão de obra especializada no mercado de tecnologia têm tornado este um dos setores “imune à crise”. Como resultado, muitas posições em aberto e salários acima da média do mercado.

Linguagens como Phyton, React.js, Ruby e JavaScript estão em franco desenvolvimento, por isso existe uma grande procura por seus profissionais, assim como pelos Desenvolvedores Mobile. Linguagens muito novas, como a Go (Google), ou de alto desempenho, como a Scala, têm posições escassas, mas pagam maiores salários.

O Eu Capacito, projeto social criado pelo Movimento Brasil Digital e atualmente liderado pelo Instituto IT Mídia, tem diversas opções para quem pretende entrar no mercado de programação. Na trilha de tecnologia, há cursos do nível básico ao avançado, de parceiros como FIAP, SoulCODE, Microsoft, Oracle e Salesforce, além de soft skills valorizados pelas empresas. A maioria oferece certificado.

Confira cinco cursos gratuitos na área abaixo:

Por onde começar? Lógica de programação +18 – Oferecido pela SoulCode, tem carga horária de 40 horas e é destinado para quem já sabe que quer iniciar carreira em tecnologia, mas não sabe por onde começar.

Venha programar em Java: Curso rápido da Oracle, de 6h, nível intermediário, ensina os fundamentos desta linguagem, como, por exemplo: variáveis, classes, objetos, loops, arrays e construções de decisão.

Python: Curso avançado oferecido pela FIAP, com duração de 80 horas. A linguagem Python é considerada uma das melhores para iniciantes na programação, além de ser muito poderosa. Dividido em oito capítulos, o curso ensina os principais recursos desta linguagem.

Habilidades profissionais: Esse curso de soft skills da IBM, com duração de 7h40, é destinado a quem está fazendo a transição do ambiente acadêmico para o profissional e dá um overview das habilidades necessárias para se dar bem no ambiente corporativo.

5 habilidades para impulsionar sua carreira: Curso rápido da EY, que fala sobre a importância de persuasão, inteligência emocional, foco, colaboração e adaptabilidade, características fundamentais a um bom programador.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.