Desktops conduzem crescimento de workstations em todo o mundo

Author Photo
3:46 pm - 13 de fevereiro de 2015
O mercado global de estações de trabalho (workstations) manteve seu ritmo de crescimento no quarto trimestre de 2014, segundo a IDC. As vendas mundiais saltaram 8,8% ano a ano, somando 946.089 unidades. Esse é o sétimo trimestre consecutivo de expansão, impulsionado pela procura de estações de trabalhos tradicionais (desktops).

Para o ano de 2014, os embarques totais em todo o mundo melhoraram significativamente somando 3,7 milhões de unidades e crescimento ano a ano de 8,9%, em comparação a um salto anual de 2,9% em 2013.

Dados regionais
Os mercados emergentes continuaram a crescer mais rapidamente em comparação com os desenvolvidos em 2014. A América Latina, com participação de 2,7% no mercado global, registrou salto de dois dígitos pelo quarto trimestre consecutivo e ganhou 0,5 pontos de market share em comparação com o ano anterior. No geral, a região fechou o quarto trimestre de 2014 com 33,3% de crescimento ano a ano, com destaque para México e Brasil crescendo 76,2% e 8,5%, respectivamente.

A região Ásia/Pacífico – excluindo o Japão – foi responsável por 19,1% dos embarques globais e encerrou o trimestre com salto de 19,5% ano a ano, seu quinto trimestre consecutivo de crescimento de dois dígitos. Índia e China continuaram a impulsionar o crescimento regional, com fortes taxas de adoção na Malásia e no Vietnã.

Os Estados Unidos e a Europa Ocidental representaram 63,6% dos embarques mundiais com expansão ano a ano de 16,1% e 8,2%, respectivamente.

Fabricantes
Segundo a IDC, a HP mantém-se líder desse mercado com 44,6% de participação, apesar de um declínio de 2,7% ano a ano nas vendas, o que fez com que a fabricante perdesse 1,2 ponto de participação de mercado sequencialmente e 0,9 ponto a partir de um ano atrás.

A Dell está na segunda posição no setor de workstations, embora tenha registrado declínio ano a ano. Com vendas modestas, o market share da Dell permaneceu em 35,8%, perda de 0,4 pontos em comparação com um ano atrás e 0,8 sequencialmente.

Terceiro lugar no ranking, a Lenovo continuou a bater as expectativas do mercado com um crescimento notável e ganho de participação. A fabricante encerrou o trimestre com 33,1% de crescimento ano a ano, seu 21º trimestre consecutivo de expansão, e ganhou 3,4 pontos de participação de mercado relação ao quarto trimestre de 2013.

Fujitsu e NEC terminaram nas quartas e quintas posições, respectivamente, com participação de mercado de um dígito.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.