Design Thinking contribui para o desenvolvimento novos modelos de negócios

Author Photo
2:53 pm - 20 de agosto de 2015
Design Thinking contribui para o desenvolvimento novos modelos de negócios
O que é uma empresa inovadora? Foi com essa questão que o professor da FIA, Nivaldo Marcusso, deu início ao workshop de Design Thinking ministrado na manhã dessa quinta-feira (20/8), durante o IT Forum+, que acontece de 19 a 23 de agosto na Praia do Forte (BA).
 
A resposta à essa pergunta pode variar, mas o resultado é certo: uma empresa será inovadora quando entender as reais necessidades de seus clientes e encontrar um caminho para oferecer soluções e produtos que preencham essa expectativa

O Design Thinking, então, surge como uma ferramenta poderosa para ajudar as organizações nessa empreitada. “O Design Thinking era o antigo ‘pensar fora da caixa'”, comenta Marcusso. “É uma maneira de pensar que há a busca por eficiência por meio do design, sempre colocando o que o cliente quer no centro.”
 
A ideia central é pensar como mudar os negócios a partir de duas inovações possíveis: a incremental, que é a mais comum e com a qual promove-se a modificação inteligente de um produto ou serviço já existente; ou a radical, que pode trazer um retorno mais rápido, mas é mais desafiadora por demandar a criação de um mercado ou uma solução.
 
Identificar o que o cliente quer torna-se ainda mais importante em um cenário no qual a evolução da tecnologia é tamanha e as opções de escolha no mercado são ainda maiores. “Se a empresa não entende o que o cliente quer, ele vai embora rapidamente”, aponta Marcusso. “O Design Thinking vem exatamente para ajudar a reduzir essa possível perda.”
 
Marcusso ressalta ainda que há diversas oportunidades no mercado, mas a grande sacada é identificá-las e saber usá-las. “Não adianta oferecer um monte de coisa nova, mas que não é exatamente o que o seu cliente quer. Você vai apenas gastar dinheiro e não vai ter o retorno esperado.”

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.