Mais lidas
1

Inovação

Potencial B2B do 5G também passa pelas mãos de consumidores, avaliam operadoras

2

Negócios

78% das crianças e dos adolescentes que têm internet acessam redes sociais no Brasil

3

Liderança

Nuvemshop: crescimento no Brasil baliza estratégia para toda América Latina

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
CONTEÚDO ORIGINAL
Agora os conteúdos da CW estão no IT Forum! Para saber mais clique aqui
  • Home >  
  • Notícias >
  •  ComputerWorld

Design Thinking aplicado à estratégia de mercado

Com alguns ajustes e considerando mindset ágil e de colaboração, artefatos podem ser adaptados para se obter qualquer tipo de resultado

Rennan Luis Lucena*
16:10 pm - 29 de outubro de 2021
Shutterstock

Design Thinking, uma prática muito usada em startups e outras empresas de inovação, tem se tornado uma ferramenta fundamental para grandes empresas nos últimos anos quando o assunto é estratégia de mercado, ou mesmo proposição de novas soluções para seus clientes.

Muitos pensam que o conjunto de atividades e ferramentas que compõem um workshop de Design Thinking é fixo e tem como o único objetivo criar produtos, porém, com alguns ajustes e levando em consideração todo o mindset ágil e de colaboração, os artefatos podem ser adaptados a fim de se obter qualquer tipo de resultado esperado.

Vale lembrar que existem vários frameworks que facilitam a elaboração do workshop como um todo. Tais frameworks são compostos por um conjunto de atividades com finalidades específicas. Dentre os frameworks mais conhecidos temos o da IDEO, que foi criado pelo Tim Brown – um dos precursores do Design Thinking no mundo.

Um padrão que podemos notar é que ao longo dos anos, diversas empresas, especialmente as de consultoria, tiraram suas próprias conclusões sobre o Design Thinking e adaptaram algumas das práticas existentes para outras que faziam mais sentido para o seu core business. Exemplos tais como a IBM, que lançou o Enterprise Design Thinking com foco em práticas escaláveis a fim de garantir que uma empresa de grande porte possa praticar em alto nível a inovação, e também a MJV, umas das precursoras do Design Thinking no Brasil.

Normalmente, quando ouvimos sobre estratégia de mercado, pensamos que as decisões foram tomadas por uma pessoa, ou apenas alguns executivos, baseado no entendimento que eles têm em relação ao futuro da empresa e do mercado, porém é importante que tais decisões sejam tomadas com base no conhecimento de todos aqueles que estarão envolvidos neste processo de mudança e transformação.

É aí que o Design Thinking pode ajudar um grupo grande de pessoas a pensarem de maneira centrada nos usuários ou clientes, e obter ideias e planos estratégicos mais objetivos e com resultados no curto prazo – pode-se usar o conceito de MVP (Minimum Viable Product) a fim de testar rapidamente aquele plano elaborado e ajustar à medida que os feedbacks forem coletados. Isso não só́ ajuda a integrar o comitê̂ executivo das empresas, mas também colabora para uma transformação mais ágil e adaptativa em um mercado de constantes mudanças.

O Design Thinking em si pode ser entendido por um processo faseado e que para obter o resultado desejado deve-se seguir à risca algumas fases. porém, há espaço para adaptação, e isto é uma das principais chaves para o sucesso de um workshop de Design Thinking. As atividades podem ser ajustadas ou até mesmo criadas.

Além disso, um ponto fundamental para se obter ótimos resultados é entender bem o problema a ser trabalhado, de forma prévia, pois isso servirá de base para uma análise de quais atividades podem compor a agenda do workshop e quais devem ser criadas para atingir o objetivo. O condutor do workshop (facilitador) deve ter total liberdade para criar atividades que irão, ao fim do workshop, chegar ao resultado esperado.

Um bom exemplo de agenda para um workshop de Design Thinking para estratégia é o seguinte:

  1. Entendimento de Mercado e Tecnologias
  2. Entendimento dos clientes-alvo e suas necessidades
  3. Ideação
  4. Priorização
  5. Definição de um plano de ação imediato
  6. Cadência de feedbacks rápidos e constantes

O fato é que o mercado está em constante mudança e as empresas com rápidas soluções para os problemas estão se destacando. Aquelas que eram consideradas pequenas, estão roubando grandes fatias de mercado e quando analisamos seus comportamentos, notamos que as técnicas de inovação, colaboração e agilidade são as chaves para moldar-se e adaptar-se em um mercado tão volátil. O Design Thinking está aí para apoiar as tomadas de decisões rápidas e certeiras, a fim de nos adaptar não só́ possibilitando ideias inovadoras, mas também evoluindo nosso modus operandi em termos de colaboração, agilidade e aprendizado rápido.

Para saber mais:

  • https://designthinking.ideo.com/history
  • https://www.ibm.com/design/thinking/
  • https://medium.com/design-sprint-academy/
  • https://www.mjvinnovation.com/design-thinking/

* Rennan Luis Lucena é líder técnico e especialista em Design Thinking e Agile da IBM Brasil

Tags:
design thinking
Brand Post por EXBIZ

Pesquisa: digitalização muda perfil de consumo de serviços financeiros

Estudo divulgado pela Akamai mostra um novo perfil de cliente, que busca experiências digitais mais completas

Em alta

Inovação

Potencial B2B do 5G também passa pelas mãos de consumidores, avaliam operadoras
Em alta

Negócios

78% das crianças e dos adolescentes que têm internet acessam redes sociais no Brasil
Em alta

Liderança

Nuvemshop: crescimento no Brasil baliza estratégia para toda América Latina
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados