Design responsivo não é o mesmo que mobile first

Author Photo
1:34 pm - 27 de julho de 2016

A fim de atender a crescente demanda de usuários usando dispositivos móveis para acessar sites, empresas têm abraçado o web design como se fosse a solução para o problema da responsividade. Em pesquisa recente com profissionais de negócios digitais realizada pela Forrester, 93% estão usando ou planejando projetos de web design responsivo, ou a abordagem chamada de “um tamanho para todos”.

Na opinião de Ted Schadler, vice-presidente e principal analista de Application Development e Delivery, esse resultado funciona muito bem no papel, mas quando as tarefas realizadas no desktop diferem das de dispositivos móveis, como acontece nos e-commerces, essa abordagem não funciona tão bem.

“Pessoas fazem coisas diferentes em seus smartphones e desktops. Para atendê-las e servi-las em seus momentos móveis, é preciso dar a elas exatamente o que precisam para seguir em frente no contexto apresentado. Então, se você não consegue atingir todos os consumidores com um aplicativo – e você não conseguirá – é preciso entregar uma experiência web similar ao mobile”, comenta Schadler.

O especialista ressalta que é preciso entregar uma experiência diferente para smartphones, com uma tarefa orientada, que carrega instantaneamente, focada, de fato, para aquele momento acessado de forma móvel.

Para entregar uma experiência móvel completa, na opinião de Schadler, é preciso “entender as necessidades e motivações de seus consumidores, projetar uma experiência móvel incrível, trabalhar para desempenho e resultados, e usar toda a gama de técnicas web do lado do servidor e do lado do cliente para entregar experiências móveis que mudam com base no contexto do consumidor: localização, preferências, hábitos e situação”, sintetiza.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.