Desenvolvimento de API é maior demanda para trabalhos freelancer no Brasil

Segundo relatório da Freelancer.com, jobs nesta área subiram mais de 352%

Author Photo
9:56 am - 22 de fevereiro de 2019

Trabalhos relacionados ao desenvolvimento web em APIs são a categoria com maior crescimento na demanda por projetos freelancer. É o que aponta levantamento da Freelancer.com, ferramenta para freelancers e crowdsourcing, que aponta um incremento de 352,4% neste cargo, representando 4,6 mil posições geradas durante 2018.

Com base em quase dois milhões de vagas publicadas na plataforma, o relatório analisou as 50 categorias de trabalhos de maior crescimento e declínio durante o ano.

Desenvolvimento de APIs, além de ser o principal de TI, foi a segunda categoria que mais cresceu de todas as vagas computadas na plataforma, atrás apenas dos produtores de texto. Na sequência dos que mais cresceram no mercado de TI, os jobs com Blockchain apresentaram expansão de 300,8%, seguidos de Templates Shopify (110,7%), que desempenham um papel cada vez mais importante no desenvolvimento de sites de e-commerce.

Desenvolvimento de software em queda

Enquanto trabalhos envolvendo a criação de conteúdo web e o desenvolvimento de ambientes on-line cresceram substancialmente em 2018, empregos em outras áreas de desenvolvimento de software viram uma queda em sua popularidade, ao longo de 2018.

Vagas para Desenvolvimento de Software, que retraíram 70,7%, com 9.212 empregos em 2018, frente os 31 mil jobs em 2017. A categoria App Designer também experimentou uma diminuição de 70,7% no ano passado, seguida pelos trabalhos de desenvolvedor de aplicativos, cuja redução foi de 66,1% no mesmo período.

A Freelancer.com conta com mais de 30 milhões de usuários em todo o mundo e já proporcionou mais de 15 milhões de jobs até o momento.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.