Desenvolvedor Android: 8 habilidades essenciais para você se tornar um

Mastertech lista capacidades que talentos deve reunir, como ter conhecimento de Java

Author Photo
2:40 pm - 12 de outubro de 2018
Desenvolvedor Android 8 habilidades essenciais para você se tornar um Desenvolvedor Android 8 habilidades essenciais para você se tornar um

Em 2017, o Android tornou-se o sistema mais usado em smartphones em todo o mundo. O cenário, portanto, atraiu desenvolvedores, ávido por criarem aplicativos para o sistema. Construir aplicativos para Android, contudo, requer um certo nível de conhecimento de programação e design. A observação é da Mastertech, startup que capacita talentos para o futuro da tecnologia.

Se você já é um desenvolvedor web, muitos dos conceitos e tecnologias envolvidos no desenvolvimento do Android serão análogos a coisas que você já conhece. Apesar disso, a criação de aplicativos para dispositivos móveis geralmente exija o domínio de vários conceitos com mais nuances.

Os dispositivos móveis têm telas menores, processadores mais simples. No caso do Android, muitos fabricantes diferentes, o que significa que os desenvolvedores precisam manter o código flexível e representar uma variedade de cenários de usuário.

Então, o que é preciso para se tornar um desenvolvedor Android de qualidade? A Mastertech listou algumas observações importantes:

1. Java

Java é a linguagem que sustenta todo o desenvolvimento para Android. Para aqueles que ganharam a maior parte da sua experiência de codificação em linguagens como JavaScript e Ruby, pode haver uma curva de aprendizado ao visualizar o Java pela primeira vez.

O Java, como o JavaScript e o Ruby, é orientado a objetos, mas também é mais rigoroso quanto ao modo como manipula os tipos de dados. Os desenvolvedores precisam ser muito mais cuidadosos com seu código, definindo os tipos de dados com os quais seus aplicativos planejam trabalhar e alocando com mais cuidado recursos de memória escassos.

Você não pode se dar ao luxo de ter ambiguidade em um ambiente móvel, e o Java garante que não haja confusão sobre o que cada componente do seu aplicativo está tentando fazer. Você acaba escrevendo menos código, mas seu código é mais elegante e preciso.

2. Compreensão do XML

O XML foi criado como uma maneira padrão de codificar dados para aplicativos baseados na internet. É uma linguagem de marcação estruturada, compartilhando muitos recursos em comum com o HTML.

Você pode reconhecer os colchetes angulados, os tipos de tag <opening> e </ closing> e o aninhamento profundo de elementos. Em suma, permite que informações sejam passadas entre dispositivos de uma forma que possa ser compreendida de forma consistente. No mundo do Android, os desenvolvedores usam o XML para criar layouts que servem como a definição da interface do usuário básica para aplicativos Android.

Os desenvolvedores também podem escrever código Java que modifica elementos de layout quando o aplicativo já está em execução, da mesma forma que os desenvolvedores web usam JavaScript para modificar os elementos em seu site em tempo de execução, mas dominar os fundamentos do XML é uma habilidade importante para desenvolvedores Android.

3. Android SDK

SDK significa Software Development Kit, que, embora possa criar imagens de uma pasta cheia de ferramentas de espião, é, na verdade, apenas um nome sofisticado para um conjunto de códigos pré-empacotados. Os SDKs do Android são módulos de código Java que dão aos desenvolvedores acesso às funções do dispositivo, como a câmera e o acelerômetro.

Um dos principais componentes do Android SDK é uma biblioteca chamada Gradle. Digamos que você queira integrar o Facebook ao seu aplicativo. Você faria o download de uma biblioteca de códigos (ou SDK) do Facebook e informaria à Gradle que você a está usando, para que, quando seu aplicativo for compilado, seu código permaneça bem organizado.

Os novos desenvolvedores do Android passarão muito tempo descobrindo como os vários SDKs do Android podem ser reunidos de diferentes maneiras para criar um aplicativo. Embora isso leve algum tempo, cada SDK do Android vem com muitos exemplos que podem ser encontrados na documentação oficial, facilitando a compreensão do que cada pacote faz e como conectá-lo ao seu aplicativo.

4. Android Studio

O ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) escolhido pelos desenvolvedores do Android é chamado de Android Studio. O Android Studio é construído sobre o bem-sucedido IDE do IntelliJ e vem com excelente suporte para muitos dos SDKs Android mais comuns. O Android Studio também apresenta muitos dos recursos que os desenvolvedores esperam de um IDE completo.

A conclusão de código ajuda a fazer sugestões de preenchimento automático conforme você digita. Os depuradores de código permitem percorrer o código para identificar a origem dos erros. Existem ferramentas ainda mais avançadas, como monitores de memória e CPU, ajudando os desenvolvedores a garantir que o código mantenha um alto desempenho em um dispositivo móvel. O Android Studio é obrigatório para o desenvolvedor Android.

5. API

Como desenvolvedor Android, você provavelmente desejará interagir com muitos outros serviços. Por exemplo, pode permitir que seus usuários acessem um calendário de um serviço de terceiros ou verifiquem o mercado de ações. Muitas empresas oferecem APIs e informam exatamente como consultá-las para obter dados de maneira consistente e segura.

Embora você esteja livre para interagir com qualquer API existente, o Google também facilita a conexão com as próprias APIs do seu aplicativo para Android. Por exemplo, você pode usar facilmente as APIs do Google para monitorar a localização de seus usuários, permitir que eles pesquisem locais e fazer referência a um mapa de dentro de seu aplicativo. Você deve se sentir à vontade para explorar as nuances de diferentes APIs e reconhecer que não há duas APIs exatamente iguais.

6. Bases de dados

Se o seu aplicativo lida com grandes quantidades de dados, a maioria provavelmente não será exibida em seu dispositivo a qualquer momento. Em vez disso, seu aplicativo provavelmente interagirá com um banco de dados que esteja fora do seu telefone. Serviços em nuvem, como o Firebase ou o Parse, fornecem APIs simples para armazenar dados na nuvem e disponibilizá-los em vários dispositivos.

Essas plataformas também costumam fornecer bibliotecas Java que você pode conectar ao seu aplicativo, facilitando o armazenamento em cache de alguns dados no dispositivo do usuário. Essa sincronização de dados entre o armazenamento local e o banco de dados remoto é importante se você quiser permitir que os usuários usem o aplicativo quando estiverem off-line.

Outra maneira de armazenar dados localmente é através do suporte integrado do Android para usar o SQL para interagir com um banco de dados SQLite. No entanto, se você escolher manipular dados em seu aplicativo, precisará explorar e entender como os bancos de dados funcionam e as formas de consultar esses dados e usá-los no seu aplicativo.

7. Design Material

Em contraste com concorrentes como a Apple, o Google não mantém historicamente uma estética de design consistente em seus produtos. Nos últimos anos, isso mudou. O Google lançou um conjunto de diretrizes e padrões de interface inovadores chamado Material Design, que estão sendo implementados em todos os seus produtos.

Esses padrões incluem dicas sobre como colocar vários elementos na tela e usar estilos específicos, como sombreamentos. Você provavelmente já viu o Material Design na vida real se usou o novo aplicativo do Google Drive ou o novo aplicativo Inbox by Gmail no celular. Embora não seja obrigatório, o Google recomenda que os desenvolvedores do Android usem essas diretrizes como base para suas próprias interfaces de usuário. A documentação online fornece uma grande compreensão básica dos princípios do design material.

8. Uma boa ideia

Como qualquer outro produto que você criar, a boa execução só será eficaz se você estiver trabalhando em um projeto que os usuários realmente achem útil. Antes de começar a criar qualquer aplicativo para dispositivos móveis, reserve um tempo para anotar suas hipóteses. Quem usará seu aplicativo e qual problema resolverá?

Em seguida, crie seu aplicativo usando uma ferramenta como Balsamiq ou Sketch e mostre-o para as pessoas de seu público-alvo. Obtenha o feedback deles sobre a ideia e esteja disposto a interagir enquanto recebe conselhos. Aprenda a deixar de lado seu medo de feedback e espere para repetir sua ideia ao criar seus primeiros aplicativos Android.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.