Descubra a distância que os veículos autônomos do Google percorrem todos os dias

Waymo, projeto da gigante de tecnologia, tem registrado sucesso em seus testes

Author Photo
2:58 pm - 21 de julho de 2018

O Waymo, antigo projeto de carro autônomo do Google que se transformou em um negócio debaixo do guarda-chuva da Alphabet, percorreu 8 milhões de milhas, o que equivale a cerca de 12 milhões de Km, em vias públicas usando veículos autônomos.

O CEO da Waymo, John Krafcik, compartilhou o marco da empresa na última semana enquanto estava no palco com o governador de Nevada, nos Estados Unidos, Brian Sandoval na conferência da National Governors Association em Santa Fá, na Califórnia.

O número é notável quando comparado aos dados da Waymo há menos de um ano. Em novembro, a empresa anunciou que havia alcançado 4 milhões de milhas, o que significa que a companhia conseguiu dobrar o número de milhas autônomas percorridas em estradas públicas em apenas oito meses.

A frota de veículos autônomos da Waymo registra agora 25 mil milhas todos os dias em vias públicas, disse Krafcik. Mais tarde, ele twittou as estatísticas junto com um gráfico. A Waymo tem 600 minivans Chrysler Pacifica Hybrid autônomas na estrada em 25 cidades.

A empresa também conta com simulações, pois trabalha para construir um sistema de autogerenciamento baseado em inteligência artificial (AI, na sigla em inglês) que funcione melhor do que humanos. Nos últimos nove anos, a Waymo “impulsionou” mais de 5 bilhões de milhas em sua simulação, de acordo com a empresa. Isso é o equivalente a 25 mil carros virtuais dirigindo o dia todo, todos os dias.

“O Waymo autodirigiu 8 milhões de milhas em estradas públicas, agora a uma taxa de 25 mil milhas por dia. Essa experiência no mundo real, além de mais de 5 bilhões de milhas em simulação, é como estamos construindo o piloto mais experiente do mundo”, disse a empresa.

Os números sinalizam que a Waymo está se aproximando do lançamento de um serviço de transporte sem motorista comercial ainda este ano. Mais de 400 residentes em Phoenix testaram a tecnologia do Waymo usando um aplicativo para chamar as minivans híbridas Chrysler Pacifica Hybrid.

O serviço de passeio sem motorista do Waymo recebeu maior atenção da empresa nos últimos meses. Mas a companhia também está trabalhando para aplicar seu sistema autônomo a outras três áreas, incluindo logística (transporte de caminhões), tornando o transporte público mais acessível e, mais para frente, planeja trabalhar com montadoras para fabricar veículos de propriedade pessoal.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.