Descomplica recebe aporte de R$ 450 milhões

Investimento é considerado o maior já feito em uma edtech na América Latina

Author Photo
10:29 am - 18 de fevereiro de 2021
Reprodução/Descomplica

A Descomplica, startup brasileira do segmento de educação online, anunciou nesta quinta-feira (18) ter recebido um novo aporte no valor de R$ 450 milhões.

O investimento em rodada de série E foi liderado pelo SoftBank e Invus Opportunities – que já havia investido na companhia anteriormente. Também participaram o Valor Capital Group, a Península Participações, a Chan Zuckerberg Initiative (CZI), e até David Howell Evans, guitarrista da banda de rock U2.

O valor é considerado o maior já feito em uma edtech na América Latina e chama atenção pela participação da CZI, fundo que nunca havia investido em empresas da região.

A organização filantrópica foi criada por Mark Zuckerberg, cofundador e CEO do Facebook, e sua esposa, Priscilla Chan, e, segundo Marco Fisbhen, fundador e presidente da Descomplica, entrou na rodada após ser apresentada ao contexto da educação e da pandemia da Covid-19 no Brasil e na região.

Leia também: 5 tendências de tecnologia na educação para 2021

O aporte será utilizado pela startup em três frentes principais: na Faculdade Descomplica; no desenvolvimento de tecnologias, com foco em sistemas para facilitar o ensino remoto; e na aquisição de outras empresas, tanto para complementar o catálogo de conteúdo da edtech quanto para agregar mais tecnologias.

A Faculdade Descomplica é uma iniciativa que ganhou força no ano passado, quando a companhia abriu 1.200 vagas para cursos de pedagogia, administração, contabilidade e gestão de pessoas. A divisão é a principal aposta da edtech para seu futuro, com cursos mais longos e de mensalidade mais alta que outras ofertas. A expectativa da empresa é de lançar ao menos mais 18 graduações neste ano e 12 em 2022.

Por fim, a empresa deve fazer uma aposta também em pós-graduções. Oferecidas desde 2019 pela Descomplica, a expectativa com o aporte é saltar de 300 programas para ao menos 500 neste ano.

(Com informações de Exame)

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.