‘Desafios de Inovação’ da Senior revela vencedores com palestra-case da PagueVeloz

Programa fomenta empreendedorismo entre os colaboradores da companhia

Author Photo
6:57 pm - 26 de março de 2018

A Senior, uma das maiores desenvolvedoras especializadas em tecnologia para gestão do país, realizou em sua sede, em Blumenau/SC, um evento para a escolha dos vencedores da 4ª edição do seu programa de intraeempreendedorismo ‘Desafios de Inovação’ – iniciativa que seleciona, premia e investe em ideias dos colaboradores da companhia, promovendo o empreendedorismo interno e potencializando a geração de ideias.

Nesta edição, cinco projetos finalistas apresentaram suas ideias por meio de pitches para uma banca examinadora composta pelo Comitê de Novos Negócios da Senior (alguns Diretores e alguns Gerentes corporativos). “Depois das apresentações, que têm duração de 10 minutos cada + 5 minutos de feedback para cada um, o Comitê vai escolher os projetos vencedores. Pode ser apenas um, dois, ou até todos os cinco”, explica o Gerente de Inovação da Senior, Anderson Torres.

A premiação, em duas etapas, contempla um gadget – entregue aos colaboradores das equipes vencedoras no próprio evento – e a participação na Oficina de Novos Negócios – um programa que apoia a viabilização da ideia no mercado com a alocação e/ou contratação de recursos humanos para que os colaboradores-empreendedores possam desenvolver e testar seus MVPs (Minimum Viable Product, ou produto mínimo viável). “Além disso, as ideias que se tornarem ofertas dentro do portfólio da Senior, terão parte do seu faturamento destinada aos colaboradores que as criaram, como uma bonificação”, explica Torres.

Conheça os vencedores de 2018:

Perfil Digital Senior: processo de atualização dos contatos do network da Senior

Mobi: aplicação mobile para report diário de informações internas estratégicas para tomada de decisão de gestores.

Os critérios de seleção avaliaram cinco pontos: a sinergia, ou seja, o projeto precisa ter alguma relação com a estratégia da Senior e seus valores; a capacidade da equipe, que determina que o empreendedor acredite na própria ideia; o potencial de mercado, em que é importante demostrar o tamanho do mercado, possíveis compradores; o market/fit avalia se a ideia tem potencial para substituir o modo atual de se resolver o problema a que se propõe por meio de validações feitas com os primeiros possíveis clientes; e, finalmente, o potencial de receita, etapa importante que prevê o retorno dos investimentos.

PagueVeloz: um case de sucesso

Após os pitches, o fundador da PagueVeloz, Nilton Spengler Neto apresenta o case de sucesso da sua empresa. “A ideia é inspirar os colaboradores”, conta Anderson Torres.

Altamente exponencial, a startup PagueVeloz é uma fintech que vem se destacando no Brasil ao reduzir a burocracia entre pagamento e recebimento de contas. Criada em 2013 dentro da Bludata (uma desenvolvedora de Blumenau/SC especializada em soluções para autoescolas e despachantes) por uma demanda da própria companhia, ganhou independência e está em franca expansão. Desde 2016, tem se aproximado de projetos que buscam fortalecer a cadeia de startups do país: foi umas das 20 selecionadas (entre 260 empresas) da sexta edição do Startup SC, projeto de capacitação e mentoria encabeçado pelo Sebrae/SC e hoje faz parte do time de empresas parceiras da realização do programa.

A rede de contatos da PagueVeloz com outras empresas do segmento também motivou a criação do PVTalks, que promove na cidade sede da companhia (Blumenau/SC) encontros mensais gratuitos que discutem ações e metodologias com foco em gestão e inovação. Duas edições já foram realizadas e 190 pessoas já participaram. Com uma base de 15 mil clientes, a startup obteve 12 mil usuários de sua plataforma somente em 2017.

O grande apelo da empresa é criar uma facilidade para quem vende on-line, dando a opção de pagamento das contas e despesas por meio de uma mesma integração, permitindo a consulta de crédito via Serasa, por exemplo, e serviços de consultas de cheque.

Histórico de inovação e bonificações

A Senior tem aprimorado o processo de desenvolvimento e avaliação das ideias a cada ano. A primeira edição do projeto, realizada em 2013, foi voltada a melhorias internas aos processos da companhia e selecionou as seguintes ideias vencedoras: um controle de ponto via web (solução Sempre em Ponto), a instalação de quadros de vidro para reuniões rápidas de brainstorm no próprio ambiente de trabalho (projeto Quer que eu Desenhe?) e um ambiente wiki de termos comuns (projeto Documentação na Nuvem).

Já a segunda edição foi voltada a novas ofertas e lançou no mercado o Ronda de Vigilantes, uma solução inédita no Brasil desenvolvida pelos colaboradores Carlos Grahl e Jonathan Medeiros que otimiza o processo de vigilância patrimonial via celular e etiquetas NFC ao invés de bastões e botões. Além de diminuir custos, traz mais recursos para acessar a central de vigilância em tempo real. Apresentada pela primeira vez na ISC 2015, a solução hoje já faz parte do portfólio da Senior.

A terceira edição, também voltada a novas ofertas, selecionou três ideias vencedoras, mas apenas uma delas entrou oficialmente para o portfólio da companhia. A solução AgroInfo, desenvolvida pelos colaboradores Rafael Adão, Ricardo Zandonai e Marco Weiss consiste em um aplicativo para celular e smartphones com foco em cooperativas agrícolas. O intuito é simplificar o acesso do cooperado a funções essenciais ao seu trabalho, tal como a consulta de contas a receber e pagar, solicitação de reserva de insumos e envio de mensagens para os agricultores.

Como parte da premiação dos projetos vencedores, os colaboradores, cujas as ideias se tornassem ofertas e trouxessem faturamento para a Senior, receberiam parte desse faturamento como bonificação. Durante o evento de seleção dos vencedores da 4ª edição do ‘Desafios de Inovação’, os idealizadores das ofertas Ronda de Vigilantes e AgroInfo foram contemplados com suas parcelas do rendimento das ofertas na receita da Senior.

Novos desafios

Para esta nova edição do ‘Desafios de Inovação’, a Senior contou com a colaboração da consultoria Semente Negócios, que ajudou na aplicação da metodologia do caminho empreendedor para preparar as equipes na hora de formatar seus projetos. A etapa da preparação da ideia para ser submetida ao comitê avaliador é uma grande oportunidade de desenvolvimento pessoal para o profissional, uma vez que os colaboradores são estimulados a adquirirem novos conhecimentos e interagirem com outras áreas para validação das hipóteses criadas durante o processo.

“No ‘Desafios de Inovação’, os idealizadores é que se responsabilizam em colocar a ideia em prática. Por isso, incentivamos a formação de equipes com membros que se complementem, na concepção e no desenvolvimento da ideia”, explica Torres.

O investimento nesse programa leva em conta a trajetória de crescimento da própria Senior que, ao longo de sua história, deu oportunidade a colaboradores de empreender, potencializar ideias e lançar produtos e serviços inovadores no mercado.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.