Depois de um ano difícil para patches, um olhar para 2022

Se 2021 foi um ano sobre problemas contínuos de patch do Windows 10, 2022 poderia ser o ano em que esses problemas se tornam administráveis

Author Photo
10:00 pm - 03 de janeiro de 2022

Este artigo foi publicado originalmente em 13 de dezembro de 2021

Para usuários do Windows, foi um ano difícil para vulnerabilidades de segurança e patches. Agora, minha opinião sobre esse tipo de problema é sempre um pouco enviesada. Presto atenção ao que as pessoas postam no fórum Askwoody, e elas normalmente não falam muito se não têm problemas. Tudo o que vejo são pessoas com questões, não aquelas com sistemas que instalam patches e reinicializam perfeitamente.

Dito isso, a manutenção do Windows ainda me preocupa genuinamente. Antes de olhar para 2022, gostaria de me ater um pouco a onde estamos agora.

Quando o Windows 10 se comporta mal e se recusa a instalar atualizações, a solução nem sempre é fácil. Exemplo: ter que usar a técnica DISM para colocar um sistema Windows em mau funcionamento de volta aos trilhos. Eu vi os engenheiros de suporte da Microsoft usarem isso para colocar os servidores Windows em condições de patch quando não há uma maneira fácil de reinstalar o sistema operacional ou fazer um reparo no local. Mas ninguém deve depender de técnicas cirúrgicas quase críticas para instalar as atualizações. Os usuários do Windows devem ser capazes de usar um sfc/scannow ou comandos DISM simples para reparar seu sistema operacional.

O que está por trás desses problemas de atualização? Em minha experiência, a falha geralmente envolve limpadores de registro ou programas de terceiros que danificam o software instalador. Isso não deveria acontecer, e ainda assim acontece. De forma irritante.

Diante desse tipo de problema, os administradores de servidor geralmente precisam escolher se desejam “ativar” um novo sistema operacional – e mover as funções ou tarefas para outro servidor – ou recorrer aos comandos DISM. Minha recomendação aos administradores? Configure sua implantação para não ter aflição ao pensar em reconstruir qualquer servidor específico. Crie resiliência para que você possa mover rapidamente arquivos e funções entre servidores se uma plataforma apresentar problemas de atualização. E limite o uso de ferramentas de terceiros.

Resumindo: tente manter o hardware implantado de uma forma que reflita o que a Microsoft espera. Não reutilize técnicas de proteção que você teria feito no Server 2003 ou Server 2008. Avalie suas implantações e tente manter as linhas de base de segurança – não as configurações de implantação de segurança herdadas.

Nos últimos anos, rastreamos principalmente problemas e efeitos colaterais envolvendo o Windows 10. (Embora o Windows 8.1 e o Windows 7 ainda estejam em uso, seus números estão diminuindo.) À medida que 2021 se esgota, o Windows 11 está ganhando participação de mercado e continuará em 2022. Dados seus elevados requisitos de hardware, muitos de nós não verão o Windows 11 até comprarmos novos computadores; você pode, é claro, ignorar as exigências de hardware, mas eu não recomendo fazer isso. É melhor executar o Windows 10 por vários anos no hardware existente e migrar para o Windows 11 ao atualizar seu PC.

Uma das principais vantagens do Windows 11 é o tamanho das atualizações. O patching da Microsoft às vezes pode exigir a obtenção de 1 GB ou mais de atualizações todos os meses – o que não é ideal para qualquer pessoa sem uma conexão de fibra e muita largura de banda. No Windows 11, a Microsoft reduziu drasticamente o tamanho do patch: as atualizações são 40% menores. Isso será uma bênção para aqueles que não têm conectividade (ou tempo) para baixar arquivos grandes.

E agora, algumas previsões de 2022 …

  • O Windows 10 se tornará um sistema operacional enfadonho e previsível. Como a Microsoft estará concentrando toda a sua energia e esforço no Windows 11, o Windows 10 terá lançamentos de segurança e correções de bugs, mas algumas mudanças importantes. A cadência anual de lançamento de recursos o tornará uma plataforma estável para usuários domésticos e empresariais. Enquanto isso, mais mudanças virão para o Windows 11. A Microsoft já está trazendo coisas como um novo bloco de notas e aplicativos Android aprimorados no Windows 11. Dado o feedback negativo dos usuários, prevejo (e espero) que a Microsoft continuará a trabalhar no menu sistema.
  • A Microsoft fará mais alterações no Windows 11 assim que as empresas começarem a fornecer mais feedback. Ela recebe muitos comentários em seu programa interno – exemplo: mais de 25.000 votos positivos para trazer de volta a capacidade de mover a barra de tarefas para a parte superior e lateral do Windows 11 –, mas, frequentemente, vemos mais mudanças ocorrerem quando as empresas começam a implantar o sistema operacional.
  • O sistema operacional da área de trabalho será menos importante. Por muitos anos, certos aplicativos importantes de linha de negócios eram melhores em um desktop. Mas a maré está se voltando mais para aplicativos on-line. Lembre-se de que não acho que os consumidores e as pequenas e médias empresas (SMBs) migrarão para o Windows 365, o sistema operacional hospedado da Microsoft. Em vez disso, acredito que iremos migrar para plataformas que podem ser acessadas de uma variedade de dispositivos, desde tablets, iPads e telefones. Usar uma área de trabalho e teclado completos ainda é a maneira mais eficaz e eficiente de trabalhar em um projeto, mas hoje em dia nem sempre estamos perto de uma mesa e um desktop. Aprendemos a ser mais flexíveis conforme nossas necessidades de trabalho mudam, e essa tendência continuará.
  • Espere mais mudanças conforme a Microsoft responde aos comentários e conforme os usuários fazem mudanças na forma como trabalhamos com a tecnologia. Em última análise, qualquer empresa de software tem que descobrir como vamos usar a tecnologia no futuro. Os últimos anos foram perturbadores e em 2022 não será diferente. Aperte o cinto de segurança, mais mudanças estão chegando.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.