Depois de pane, internet da Coreia do Norte volta a funcionar

Author Photo
10:08 am - 23 de dezembro de 2014
Depois de pane
Depois de uma pane, a internet da Coreia do Norte voltou a funcionar nesta terça-feira (23). O país asiático ficou durante todo o dia de ontem com ligações pela web e uma série de serviços interrompidos, segundo relata a imprensa internacional. Diversos sites hospedados em servidores, na capital de Pyongyang, ficaram instáveis e alguns até indisponíveis por várias horas. 

Agências internacionais afirmam que as ocorrências que tiraram a internet fora do ar no país asiático não foram fatos isolados. Investigadores e especialistas do mercado suspeitam de que a pane pode ter sido um ataque virtual.

O mercado especula de que o problema foi uma resposta por parte dos Estados Unidos ao ataque virtual contra à Sony Pictures. As autoridades norte-americanas negam qualquer envolvimento na queda da internet da Coreia do Norte.

Os dois países estão no centro das discussões sobre invasão de hackers. Em entrevista no último domingo (21) à CNN, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que o ataque virtual à Sony Pictures foi “cibervandalismo” e não um ato de guerra, tendo considerado a ocorrência como assunto muito a sério.

No fim de novembro, o grupo Sony Pictures foi alvo de um ataque reivindicado pelo grupo de hackers Guardiães da Paz (GOP). 
Durante o ataque, diversas informações foram roubadas. Ameaças de ataques terroristas também foram feitas, caso o filme Uma Entrevista de Loucos, comédia satírica sobre um complô fictício da CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos, para assassinar o líder norte-coreano Kim Jong-un, seja exibido. 

O ataque forçou a Sony Pictures a cancelar a estreia do longa. Washington acusa a Coreia do Norte de ser responsável pelo ataque. O governo norte-coreano desmentiu qualquer ligação com o ocorrido e propôs um inquérito conjunto entre os dois países para investigar o ataque virtual. Washington rejeitou a proposta.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.