Dell faz 20 anos no Brasil com destaque na transformação e inclusão

Desde a abertura da primeira fábrica, Dell Technologies tem se destacado por projetos inclusivos e na transformação de empresas e sociedade

Author Photo
9:45 am - 05 de novembro de 2019

Na segunda-feira, 4, a Dell Technologies completou 20 anos de atuação no Brasil. Entre lançamentos de produtos para o público final, empresas e ações, a companhia ganha destaque também por fazer parte da transformação do mercado e dos negócios.

Um mês antes, o CEO da empresa, Michael Dell, já havia afirmado em evento sediado em São Paulo que “a jornada digital está apenas começando“. “Precisamos garantir que a tecnologia reflita nossos valores e humanidade”, afirmou o executivo.

A Dell chegou por aqui em 1999 com uma fábrica em Eldorado do Sul (RS). Ela foi mudada para Hortolândia, em São Paulo, mas até hoje é a primeira e única unidade fabril da companhia nas Américas fora dos Estados Unidos.

De lá pra cá, a Dell colecionou conquistas, expandiu sua atuação e seu portfólio; hoje em dia, além de computadores, oferece infraestrutura de TI, hardware, software e serviços que apoiam empresas de todos os portes na transformação digital.

E o é hoje Brasil um dos principais mercados para a empresa. “Hoje somos líderes em mercados-chave no país, incluindo servidores, storage, hiperconvergência, notebooks e desktops”, disse Luis Gonçalves, presidente da Dell Technologies no Brasil.

Durante o IT Forum X 2019, Gonçalves bateu um papo com a gente sobre a relevância dos computadores na era do smartphone, e como o mercado tem se transformado e adaptado aos novos modelos.

20 marcos para 20 anos de Dell

A Dell Technologies reforça sua atuação no mercado nacional para empresas de diferentes portes e perfis. A ideia central é levar a transformação digital, que tem impacto nos negócios e mudanças na economia e sociedade.

Gonçalves diz que “a Dell Technologies tem se preparado para ser protagonista nesse novo cenário de negócios, ao oferecer soluções que ajudem as empresas a construir o caminho para que sejam bem-sucedidas na jornada da transformação digital”.

Ele explica que, neste movimento, o trabalho da Dell é “modernizar o ambiente de TI, se adaptar a novas formas de trabalho e proteger a informação, que representa o ativo mais importante na atualidade”.

O apoio da companhia à micro, pequenas e médias empresas também ganha destaque. Para isso, tem fornecido tecnologias acessíveis e estimulado seu uso, trazendo vantagem competitiva também para estes negócios.

Nestes últimos 20 anos, a Dell Technologies destaca 20 marcos importantes para sua história no Brasil:

1. Novembro de 1999 – Inauguração da sede e fábrica no Brasil, em Eldorado do Sul (RS)

2. Fevereiro de 2001 – Início da produção de servidores na fábrica brasileira

3. Março de 2002 – Instalação do Centro de Desenvolvimento de Software no Tecnopuc, da PUC-RS

4. Maio de 2007 – Mudança da fábrica para Hortolândia (SP), em um espaço de 13 mil m²

5. Setembro de 2007 – Início das vendas de computadores Dell no varejo

6. Maio de 2008 – Marca atinge 1 milhão de unidades produzidas na fábrica de Hortolândia

7. Agosto de 2008 – Lançamento do primeiro Programa de Canais

8. Agosto de 2009 – Inauguração do escritório em São Paulo

9. Julho de 2011 – Início do LEAD, laboratório que desenvolve soluções para pessoas com deficiência

10. Março de 2012 – Inauguração do Centro de Consolidação de Ordens (CCO)

11. Março de 2014 – Lançamento do Dell Solution Center em São Paulo

12. Maio de 2014 – Parceria com Junior Achievement para capacitação de alunos de escolas públicas

13. Abril de 2016 – Lançamento dos notebooks gamers Alienware no país

14. Maio de 2016 – Início da produção de storage no Brasil

15. Setembro de 2016 – Fusão com a EMC e criação da Dell Technologies

16. Dezembro de 2016 – Projeto pioneiro no uso de IoT na fábrica de Hortolândia

17. Março de 2017 – Lançamento da primeira solução hiperconvergente

18. Julho de 2019 – Marca de 15 milhões de unidades produzidas na fábrica de Hortolândia

19. Outubro de 2019 – Inauguração do Dell Digital Labs em Eldorado do Sul

20. Novembro de 2019 – 20 anos da Dell Technologies Brasil

Impacto e projetos sociais

Os investimentos da Dell Technologies no Brasil, desde sua fundação, também visam promover diversidade e inclusão tanto dentro quanto fora da companhia.

Há, por exemplo, o programa Dell Technologies Women Enterpreneurship Networking (DWEN), que é voltado para estimular o empreendedorismo feminino conectando mulheres de países em desenvolvimento a fontes de capital, tecnologia, conhecimento e networking.

O LEAD, por sua vez, é um projeto criado em parceria com a Universidade do Ceará. Ele desenvolve soluções tecnológicas para permitir que pessoas com deficiência física aumentem suas oportunidades de empregabilidade. Na fábrica de Hortolândia (SP), a empresa utiliza tecnologias inclusivas que permitem 80 profissionais com deficiência atuarem na linha de produção.

Aqui vão alguns dos principais projetos destacados pela Dell Technologies:

  • Women in Action – voltado a proporcionar o desenvolvimento profissional e condições de igualdade para todas as mulheres que trabalham na Dell Technologies;
  • PRIDE – formado com o objetivo de incentivar o ambiente de tolerância e respeito à diversidade de orientação sexual dentro e fora da companhia;
  • BNA (Black Networking Alliance) – que visa fomentar um ambiente de trabalho onde os profissionais negros possam prosperar com igualdade de oportunidades;
  • True Ability – que apoia a inclusão das pessoas portadoras de deficiência;
  • Powering the Possible – programa global de voluntariado que engloba várias iniciativas de responsabilidade social, como o Learning, que oferece a jovens carentes inclusão digital
  • GenNext – orientado a discutir novas formas de trabalho que promovam realização pessoal e profissional dos jovens da geração Y;
  • Conexus – orientado a criar um ambiente cada vez mais estimulante e produtivo para profissionais que trabalham de forma remota.
  • Planet – que promove e implementa atividades que tenham um impacto positivo no meio ambiente.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.