Dell EMC acelera adoção de AI para transformação digital

Proposta da empresa é simplificar implementação de projetos, incluindo gerenciamento complexo

Author Photo
11:20 am - 13 de setembro de 2018
Metade dos CEOs espera que suas indústrias sejam substancialmente transformadas pelo digital

A Dell EMC anuncia um conjunto de soluções prontas para projetos de inteligência artificial (IA), projetadas para atividades de aprendizagem de máquina (machine learning) com Hadoop e aprendizagem profunda (deep learning) com a NVIDIA.

As soluções da Dell EMC projetadas para inteligência artificial simplificam os processos e fornecem insights ágeis e complexos, baseado na experiência comprovada da Dell EMC na integração de hardware e software, que inclui um conjunto completo de tecnologias desenvolvidas, além de frameworks e bibliotecas de AI, soluções de computação, rede e armazenamento.

“Não há dúvida de que inteligência artificial é o futuro e o nosso objetivo é liderar o setor com as soluções mais poderosas e integradas do mercado. O que estamos anunciando permite que clientes de qualquer tamanho alcancem os melhores resultados de negócios e se preparem para o papel cada vez mais importante que essa tecnologia irá desempenhar em um futuro próximo”, explica Raymundo Peixoto, vice-presidente de Soluções de Infraestrutura da Dell EMC América Latina.

A arquitetura distribuída e altamente escalável das soluções de inteligência artificial da Dell EMC possibilita às empresas insights mais ágeis e detalhados, além de melhorar a precisão dos modelos analíticos com acesso rápido a conjuntos volumosos de dados a partir das soluções de armazenamento Dell EMC Isilon All-Flash, que oferece até 21 vezes mais capacidade e até 18 vezes melhor taxa de transferência em um único cluster, se comparado com as demais soluções disponíveis no mercado.

Outro benefício é o aumento da produtividade dos cientistas de dados em até 30%, reduzindo o tempo de implementação entre 6 e 12 meses se comparado com projetos liderados pelas empresas de forma independente. O portal Data Science Provisioning da Dell EMC oferece uma interface gráfica intuitiva que disponibiliza recursos de autoatendimento aos recursos de hardware e um conjunto abrangente de bibliotecas e estruturas de inteligência artificial como Caffe e TensorFlow, reduzindo as etapas de configuração dos ambientes de trabalho dos cientistas de dados com apenas cinco cliques.

A consultoria da Dell EMC permite aos clientes reduzir o tempo de capacitação, fazendo uma rápida integração entre a as áreas de TI e de negócios com a Ciência de Dados, com a orientação de um time de especialistas em computação de alta performance (HPC) além dos recursos do Laboratório de Inovação para inteligência artificial da Dell EMC para ajudar os clientes a reduzir o tempo de capacitação em até 98%.

O portfólio de soluções da Dell EMC projetadas para inteligência artificial inclui:

Aprendizagem profunda (Deep Learning) com NVIDIA: a Dell EMC e a NVIDIA desenvolveram uma solução de aprendizagem profunda baseada nos servidores Dell EMC PowerEdge com placas de vídeos NVIDIA Tesla V100 com recursos que incluem:

·        Servidores Dell EMC PowerEdge R740xd e C4140 com quatro placas de vídeo NVIDIA Tesla V100-SXM2 Tensor Core que contam com 640 núcleos tensores. O Tesla V100 foi o primeiro a quebrar a barreira de 100 teraFLOPS para desempenho de aprendizagem profunda.

·        Armazenamento em NAS de expansão totalmente flash Dell EMC Isilon F800 para aprendizagem profunda para analisar grandes conjuntos de dados simultaneamente e obter resultados mais rápidos.

·        Bright Cluster Manager para ciência de dados em combinação com o portal Data Science Provisioning da Dell EMC para configurar, provisionar, monitorar e gerenciar o cluster.

Aprendizagem de máquina (Machine Learning) com Hadoop: construída em parceria com a Cloudera e a Intel, a solução pronta para Hadoop inclui uma pilha de soluções aperfeiçoadas para ciências de dados para acelerar a execução e a expansão de ambientes existentes do Hadoop para aprendizado de máquina, com recursos que incluem:

·        Servidores Dell EMC PowerEdge R640 e R740xd.

·        Cloudera Data Science Workbench – oferece recursos de autoatendimento rápido, fácil e seguro paraprojetos de ciência de dados.

·        Apache Spark – mecanismo de análise de dados unificada de código aberto para Big Data e Machine Learning.

·        Plataforma Data Science Provisioning da Dell EMC fornece containers pré-configurados que permitem que os cientistas de dados acessem Intel® BigDL – biblioteca de aprendizagem profunda distribuída – na estrutura Spark.

  Serviços de Consultoria da Dell EMC para inteligência artificial

Os novos serviços da área de Consultoria da Dell EMC orientam os clientes na implementação e operação das tecnologias preparadas para inteligência artificial, incluindo bibliotecas, além de dimensionar seus recursos de engenharia de dados e ciência de dados. Projetado para acelerar o tempo de retorno para os clientes por meio de orientação estratégica, integração especializada e transferência de conhecimento, os serviços também incluem recomendações da arquitetura e aconselhamento sobre as melhores práticas, ferramentas e processos comprovados pela indústria.

A empresa também disponibiliza o serviço de ProSupport com uma equipe de profissionais altamente treinados nas soluções de hardware e suporte colaborativo de software para ajudar a garantir o desempenho ideal do sistema e minimizar tempos de inatividade. Os clientes podem optar pelo ProSupport Plus para obter um gerente de serviços de tecnologia que forneça um único ponto de contato para suporte de hardware e software. Outra forma de suportar os clientes em seus processos é o Dell EMC Education Services que oferece cursos e certificações em Data Science e Advanced Analytics e workshops sobre Machine Learning em colaboração com a NVIDIA.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.