De soft a hard skills: estas são as habilidades mais demandadas atualmente na TI
Nem só de habilidades técnicas vive a TI. Plataforma indica skills em comunicação e pensamento analítico como requisitos buscados

A demanda por profissionais com habilidades em tecnologia não recuou nem mesmo em meio à pandemia provocada pelo novo coronavírus. Com a aceleração da digitalização dos negócios nas empresas, talentos no setor são disputados.
Mas entre tantas linguagens e certificações disponíveis nas plataformas de ensino online, quais são aquelas que devem ganhar maior atenção dos profissionais que buscam uma nova vaga ou ainda melhorar suas carreiras? O Indeed, motor de busca de empregos, analisou as habilidades mais comuns em ofertas de emprego em TI publicada durante o mês de maio.
Segundo a plataforma, estas são as 15 habilidades mais procuradas pelos empregadores em tecnologia. Vale ressaltar que elas não estão rankeadas em ordem de importância.
- Habilidades em comunicação
- Habilidades analíticas
- Agile
- Java
- Python
- SQL
- JavaScript
- Linux
- AWS
- C/C++
- Software Development
- APIs
- HTML5
- Microsoft Office
- REST
Apesar da pandemia de coronavírus, as habilidades tecnológicas mais requisitadas não mudaram muito. Prova disso é que o relatório das 20 principais habilidades tecnológicas do Indeed em 2019 nomeou SQL, Java, Python e Linux como as mais procuradas, o que ainda permanece.
Refletindo sobre a lista mais atual, as habilidades mais buscadas se concentram em grande parte em processamento e análise de dados e, segundo análise do Indeed, isso aponta para uma crescente preocupação das empresas em relação aos dados e como tirar o melhor valor deles.
Diferente das listas anteriores, soft skills entra na lista atual durante a pandemia, o que pode ser atribuído ao fato de que o trabalho remoto exige comunicação e transparência. No entanto, uma comunicação forte é fundamental, não importa de onde um funcionário trabalhe.
Fonte: TechRepublic