De olho no open banking, XP Inc adquire participação majoritária na startup Fliper

Fundadores do negócio permanecem na empresa e têm 100% de independência da gestão do negócio

Author Photo
10:00 am - 10 de junho de 2020

A XP Inc, comunicou ao mercado na última seguda (8) ter obtido a participação majoritária da Fliper, fintech fundada em 2017 e que destaca por possuir uma plataforma que consolida investimentos de bancos e corretoras de forma automática. 

De acordo com comunicado, a startup já mapeia mais de R$7 bilhões em investimentos em sua plataforma e enxerga um grande potencial para atingir nos próximos anos a marca de 5 milhões de usuários. 

Fundadores da marca, Felipe Bonani, Renan Georges e Walter Poladian permanecem com uma participação na empresa e 100% de independência na gestão do negócio, segundo a XP Inc, amparados pela estrutura da empresa em áreas como segurança, tecnologia, backoffice e marketing para alcançar um crescimento ainda mais seguro e relevante do negócio. 

A XP Inc, que fez sua estreia na bolsa em dezembro do ano passado, justificou a compra de participação da Fliper como medida para aumentar a viabilização de suas soluções após o open banking: como a startup já possui uma ferramenta que integra diferentes serviços financeiros, a firma trabalha com a hipótese de que seus clientes optarão por usar um produto “da casa”. 

“A nossa intenção é que os clientes XP Inc. consolidem todos os seus investimentos e serviços nas empresas do grupo. Não temos dúvidas de que, ao ter mais transparência e poder comparar as taxas e a qualidade das entregas oferecidas, essa migração será natural”, diz Gabriel Leal, sócio da XP Inc. 

Como sempre acontece nesses casos, a aquisição de ações ainda precisa ser aprovada pelos órgãos reguladores do país. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.