De olho na conveniência, Kroton avança jornada digital financeira da Cogna

Com Kroton Pay, grupo de educação leva novos canais digitais de pagamento para os alunos, reforçando estratégias cloud e mobile first

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7:53 pm - 22 de abril de 2021
Renato Blanco, CIO da Cogna e CTO da Kroton. Foto: Divulgação

Os mais de 800 mil alunos da Kroton, divisão de ensino superior da Cogna, passaram a contar com uma facilidade em meios de pagamento no primeiro trimestre de 2020. Se as mensalidades, até então, eram pagas apenas pelas vias tradicionais de um boleto enviado por e-mail, com o projeto Kroton Pay, a companhia ampliou os canais digitais de pagamento. No roadmap deste ano, já se espera o pagamento via PiX, meio pagamento instantâneo.

Se do lado do cliente, no caso o aluno, a solução parece chegar sem nenhum tipo de fricção ou dificuldade, nos bastidores do projeto houveram diferentes etapas e integrações do ecossistema da Kroton, entre tecnologias na nuvem e aquelas legadas. Soma-se ainda o desafio de implementar um projeto desse porte em meio ao isolamento social. Pela liderança do Kroton Pay, o CIO da Cogna e CTO da Kroton, Renato Blanco, foi reconhecido pelo prêmio Executivo de TI do Ano 2021, na categoria Transformação do Negócio.

Sem abrir detalhes do investimento, o Kroton Pay integra o plano de Digital Finance que, segundo Blanco, é um dos maiores investimentos de tecnologia feitos pelo grupo Cogna. O Kroton Pay dá sequência ao plano de transformação digital que a Cogna assumiu em 2017. ”Em 2020, o grupo decidiu e priorizou revistar a jornada financeira do aluno”, conta Blanco. A implementação do projeto, que foi desenvolvido internamente pelos times de tecnologia e de negócio da Kroton, foi de encontro também a uma demanda pedida por muitos alunos em relação aos meios de pagamento. A novidade se mostrou ainda mais providencial quando a Kroton, assim como todo o setor de educação, se viu diante da necessidade de transportar todo o ensino e suas rotinas de aprendizado para o digital devido à pandemia.

Atualmente, a Kroton conta com mais de 800 mil alunos ativos entre aqueles matriculados em cursos presenciais e aqueles que estudam no modelo de Ensino a Distância (EAD). “Somado ao desafio da pandemia, precisamos acelerar algumas entregas”, diz Blanco ao se referir sobre o Kroton Pay.

A decisão de desenvolver a arquitetura por trás do Kroton Pay, conta Blanco, se deu por alguns motivos, entre eles para dar conta do volume de transações dos alunos. “E também porque queremos nos manter mais próximos dos nossos alunos”, acrescenta. Em menos de três meses, a adoção de canais digitais para pagamento subiu dez vezes. No ano todo, mais de 70 mil transações digitais de pagamento foram feitas. Desenvolver internamente também traria mais velocidade e controle da solução. Há outro efeito colateral de desdobrar uma iniciativa de impacto aos negócios dentro de casa e diz respeito à renovação das habilidades dos times de tecnologia.

Até então, a equipe interna da Kroton não tinha know-how em relação à tecnologias de gerenciamento de recursos de computação em nuvem pública. Foi necessário, então, adquirir por meio de pesquisas e contratação de mão de obra especializada nos temas e atuar com o reskilling dos colaboradores. Outro ponto de atenção, lembra Blanco, diz respeito ao compliance com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e diretrizes de segurança da informação. A fim de resolver algumas dessas lacunas foi necessário um grande esforço interno em pesquisa e desenvolvimento.

Apesar de alocada na nuvem, a solução em pagamentos também se integra com outras on premise. “Temos a estratégia mobile e cloud first. Olhamos para esses dois frameworks como primeira opção para a construção de qualquer solução”, destaca Blanco sobre a transformação digital do grupo Cogna. “Nosso desafio que trouxe mais sabor à equipe foi que parte dos componentes ao qual o Kroton Pay se conecta não estão na nuvem. São serviços que atuam na nossa infraestrutura local”.

Com formação em Economia e atuação na área financeira no início de sua carreira, Blanco diz ter visto ‘na virada do milênio’ o potencial transformado que a tecnologia teria nos próximos anos e buscou orientar suas novas investidas na área. “Estou há um pouco mais de 20 anos trabalhando com tecnologia e ajudando organizações a tirarem mais vantagem competitiva e transformar os seus negócios”, conta. Depois de atuar em consultoria, o executivo trabalhou durante 14 anos no Grupo Votorantim. Em 2020, aceitou o desafio de liderar a tecnologia da Cogna. “A educação inspira, acredito muito que somos movidos à informação e conteúdo e educação move uma nação”, reforça.

O Kroton Pay já avança para também “influenciar” outras divisões do grupo. Em fevereiro, a companhia lançou o Somos Pay, método de pagamento digital da divisão de educação básica por entender que novas possibilidades de meios de pagamento em canais digitais também era uma necessidade da divisão. Blanco, projetos como o Kroton e Somos Pay atualizam a transformação digital da organização como um todo e orientam novas possibilidades de também apoiar as áreas de negócios.

“Hoje estamos em uma segunda onda de transformação digital, de líderes de negócio, eles tem também com os seus times de desenvolvimento em suas equipes. Nosso papel aqui de tecnologia é ser o melhor advisor para eles. Nós precisamos ser a melhor consultoria e apoio do ponto de vista e apoio para entregar para suas áreas. Desenvolver componentes como o Kroton Pay, com uma visão de arquitetura adequada habilita e acelera ainda mais a transformação digital”, conclui.

Finalistas Executivo de TI do Ano 2021 – CIO

Categoria: Transformação do negócio

Vencedor – Cesar Augusto dos Santos – CIO, Claro

Vencedor – Thiago Maffra – CTO, XP Inc.

Vencedor – Renato Blanco – CIO, Cogna

Finalista – Paulo Cesar Imelk – CIO, Azul Seguros

Finalista – Cláudio Salituro – Vice-presidente, CAIXA

 

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