De olho na casa conectada do futuro, Samsung avança uso de IA em lançamentos

Fabricante busca aprimorar a experiência de casas inteligentes, com produtos mais integrados com uso IA e robótica

Author Photo
7:33 pm - 11 de janeiro de 2021

A Samsung Electronics apresentou, nesta segunda-feira (11/01), durante a CES 2021 novos produtos com soluções flexíveis, conectadas de forma inteligente com uso de Inteligência Artificial para maior integração de eletrodomésticos com a casa. Com o tema “Better Normal for All” (Um normal melhor para todos), a empresa lançou sua linha de produtos conectados, com um esforço de aprimorar a experiência de tecnologia doméstica. Na ocasião, a empresa também anunciou a adoção de novas medidas de sustentabilidade.

“Nosso mundo parece diferente, e muitos de vocês se depararam com uma nova realidade – uma onde, entre outras coisas, sua casa ganhou um significado maior”, disse Sebastian Seung, Presidente e Chefe da Samsung Research, Centro Avançado de P&D da empresa, responsável pelo desenvolvimento de tecnologias futuras para SET (produtos finais) da Samsung Electronics. “Nossas inovações são projetadas para proporcionar experiências mais pessoais e mais intuitivas que expressem sua personalidade”.

Os investimentos da Samsung respondem às necessidades percebidas pelos consumidores durante a experiência de isolamento, causada durante a pandemia. “Os investimentos contínuos da Samsung em inovações que se adaptam aos estilos de vida em evolução permitem que a empresa acompanhe as mudanças rápidas”, de acordo com comunicado da empresa.

IA e robótica

Com o uso de IA e robótica, a empresa apresentou inovações com soluções práticas do cotidiano doméstico, como máquinas de lavar que otimizam o uso de água, detergentes e ciclos de lavagem e TVs com um processador Quantum IA que pode atualizar o conteúdo HD para uma resolução de 8K. Além de eletrodomésticos mais integrados à cozinha, melhorando a experiência, por exemplo, de cozinhar.

A solução SmartThings Cooking oferece um planejador de refeições automático, faz listas de compras com os ingredientes que o usuário precisa e se conecta a varejistas para compras diretas, diretamente da geladeira ou do smartphone. Instruções de receita, por exemplo, podem ser enviadas diretamente para dispositivos da cozinha sincronizados com os eletrodomésticos, como para o ajuste da temperatura do forno.

Na linha IA e robótica, a empresa anunciou um novo aspirador de pó que usa tecnologia de reconhecimento de objetos para identificar e classificar objetos e decidir o melhor caminho de limpeza, com o uso de sensores LiDAR e 3D. Além de uma câmera que é integrada ao aplicativo da Samsung SmartThings, permitindo, também, o monitoramento de animais domésticos. O Jetbot90 AI+ vai estar disponível nos Estados Unidos no primeiro semestre de 2021.

Durante a conferência, a Samsung também anunciou que está desenvolvendo os novos robôs com IA da linha Samsung Bot, voltados para auxiliar a vida doméstica. Segundo a empresa, o mais recente desenvolvimento da linha de robótica da Samsung, o Samsung Bot Care, foi projetado para usar IA para reconhecer e responder o comportamento do usuário. Ele poderá atuar como assistente e companheiro robótico, aprendendo sua programação e hábitos, e enviando lembretes ao longo do dia de acordo com as atividades programadas.

Também em desenvolvimento, o Samsung Bot Handy contará com IA avançada para reconhecer e pegar objetos de diversos tamanhos, formas e pesos. A Samsung afirma que ele será capaz de dizer a diferença entre a composição do material de vários objetos, utilizando a quantidade adequada de força para agarrar e mover itens domésticos e objetos, trabalhando como seu parceiro de confiança para ajudar nas tarefas domésticas, como limpar quartos bagunçados ou separar os pratos após uma refeição.

Sustentabilidade

A Samsung disse no anúncio à imprensa que acredita que não exista uma solução única e abrangente para os problema socioambientais, por isso investe em três áreas que acredita beneficiar ao máximo a inovação tecnológica: sustentabilidade, educação e acessibilidade. Entre as ações, a Samsung anunciou que está desenvolvendo programas e soluções de embalagem que promovem um ciclo de vida sustentável do produto.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.