De Harvard a Khan Academy: 8 sites com cursos gratuitos para a carreira em TI

Se você está interessado em mudar o rumo da sua carreira, apenas começando ou ainda tentando reforçar o seu currículo com as tendências, qualquer um desses provedores poderá ajudá-lo

Author Photo
11:18 am - 23 de junho de 2018

A educação não precisa ser cara – há muitos cursos gratuitos para aprimorar suas habilidades em TI, que exigem nada além de uma conexão com a Internet e um laptop ou smartphone. Esses oito provedores de educação on-line oferecem opções em praticamente qualquer domínio técnico. É uma ótima maneira de mergulhar em um novo tópico com comprometimento limitado ou para ficar no topo do desenvolvimento de tendências e tecnologias em seu setor.

Se você está interessado em mudar o rumo da sua carreira, apenas começando ou ainda tentando reforçar o seu currículo com as tendências, qualquer um desses oito provedores de educação on-line poderá ajudá-lo.

1 – Codeacademy

A Codeacademy oferece classes de codificação gratuitas em 12 linguagens de programação e marcação, incluindo Python, Ruby, Java, JavaScript, jQuery, React.js, AngularJS, HTML, Sass e CSS. Os cursos prometem dar experiência prática e feedback em tempo real dos colegas.Também é possível optar por ter uma conta do Codeacadmy Pro por US $ 19,99 por mês, que dará mais acesso a projetos práticos, questionários e orientadores. Caso contrário, os cursos básicos são oferecidos gratuitamente – então, se o profissional for um trabalhador auto motivado, eles podem ser o suficiente para a especialização em codificação.

2 – Dash General Assembly

A Dash General Assembly é uma organização de ensino com fins lucrativos, mas eles também oferecem um curso gratuito que promete ensinar aos alunos os conceitos básicos de desenvolvimento web. O programa Dash se concentra em ensinar a usar HTML, CSS e JavaScript. É gratuito e totalmente online, para que o profissional possa aprender no seu próprio ritmo. O curso inclui tutoriais e projetos práticos que podem ser completados via browser.

3 – EdX

O EdX é um fornecedor maciço de cursos online abertos (MOOC) com cursos de nível universitário desenvolvidos por escolas, organizações sem fins lucrativos e corporações. Esses programas são oferecidos gratuitamente aos usuários, com cursos de universidades como MIT e Harvard. Os cursos incluem vídeos curtos, exercícios interativos, vídeos tutoriais, livros didáticos e um fórum online onde os alunos podem interagir uns com os outros, fazer perguntas e contatar assistentes de ensino. No final do curso, o profissional receberá um certificado – e alguns cursos podem contar como créditos universitários ou universitários, dependendo da escola.

4 – Harvard Online Learning

A universidade de Harvard oferece acesso on-line a materiais do curso, palestras, programas e outros conteúdos educacionais gratuitamente. O objetivo é oferecer “caminhos efetivos e acessíveis para pessoas que desejam aprender, mas que podem não ter a oportunidade de obter uma educação em Harvard.” Os cursos são oferecidos por diversos provedores de conteúdo de aprendizado à disatância, incluindo EdX, GetSmarter, HarvardX e Harvard Business School (HBX), Harvard Extension School e Harvard Medical School (HMX). Há cursos em quase todos os tópicos de TI .

5 – Khan Academy

A Khan Academy foi desenvolvida em 2006 como uma organização educacional sem fins lucrativos, com o objetivo distinto de educar os alunos online gratuitamente. As aulas são ministradas por meio de vídeos do YouTube, com exercícios adicionais online para educadores e alunos. Os cursos podem ser acessados ​​em um dispositivo móvel e a maioria foi traduzida em vários idiomas, com quase 20mil traduções de legendas disponíveis. Embora possa não ser uma educação formal, é uma maneira fácil de aprender novas habilidades à medida que você avança em sua carreira

6 – Lynda.com, do LinkedIn

O Lynda.com foi fundado em 1995 por Lynda Weinman, uma animadora de efeitos especiais e professora de multimídia que fundou uma escola de artes digitais com o marido. Ela serviu originalmente como suporte online para seus livros e aulas, mas começou a oferecer cursos gratuitos em 2002. Foi comprada pelo LinkedIn em 2016 e passou a oferecer cursos gratuitos para assinantes em uma ampla variedade de tópicos técnicos. É possível experimentar os cursos gratuitamente por um mês, mas depois disso você precisará pagar US$ 29 por mês (ou US $ 24 por mês por uma assinatura anual) para ter acesso aos cursos. Embora não seja totalmente gratuito, você tem acesso a todos os cursos por uma taxa de inscrição, tornando-se uma opção acessível.

7 – MIT OpenCourseWare

Em 2001, a MIT University lançou sua iniciativa de publicar todo o material do curso de graduação e pós-graduação gratuitamente online através do MIT OpenCourseWare. Foi a primeira grande universidade a disponibilizar seu curso gratuitamente ao público – mais de 250 outras faculdades e universidades seguiram os passos do MIT. Em 2018, o MIT adicionou palestras completas em vídeo para mais de 100 cursos que os usuários podem transmitir ou baixar para visualização offline. Se você quer trabalhar em uma certa habilidade ou experimentar uma nova habilidade antes de se comprometer com o pagamento de um curso, vale a pena conferir o MIT OpenCourseWare para ver o que eles têm sobre o seu tópico de interesse.

8 – Udemy

A Udemy é voltada para adultos profissionais que precisam adequar a educação aos seus horários de trabalho. Alguns cursos na Udemy são gratuitos, enquanto alguns estão disponíveis por uma taxa – isso dependerá do curso e do instrutor. No entanto, mesmo os cursos pagos não são caros, custando em torno de US$ 9,99.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.