De CIO a consultor: líderes de TI em mudança

Os líderes de TI que buscam um novo desafio podem alavancar seus negócios e know-how de TI para obter sucesso

Author Photo
9:39 am - 23 de junho de 2022
executivo conversando com desenvolvedor Reprodução/Shutter Stock

A função de CIO pode abrir muitas portas para o crescimento da carreira. Quando estiverem prontos para deixar de liderar as operações de TI em sua organização, os CIOs podem mudar para outra posição C-suite, assumir um papel de liderança em um fornecedor de tecnologia, iniciar seu próprio empreendimento ou deixar o ambiente corporativo por completo.

Para alguns, a consultoria é o caminho a percorrer, seja por meio da criação de uma consultoria própria ou pela adesão a uma consultoria já existente. Os líderes de TI que mudaram para uma função de consultoria dizem que pode ser uma maneira gratificante de alavancar seu conhecimento considerável de tecnologia e negócios para fornecer orientação a outras pessoas.

Mas a mudança pode ser desafiadora, de acordo com aqueles que a fizeram.

“Inicialmente, eu não estava preparado para ser consultor nem colaborador individual”, diz Jim Rinaldi, ex-CIO do Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA, que agora trabalha como Consultor Independente e Coach Executivo. “Só sabia ser CIO. Então, quando decidi deixar minha função de CIO, pensei que seria uma transição fácil. Não foi”.

A transição de Rinaldi para um cargo de consultor começou enquanto ele ainda trabalhava no JPL. Ele foi nomeado consultor chefe de TI da organização em 2019, depois de atuar como CIO por 14 anos. Entre suas responsabilidades estavam avaliar e comparar organizações externas enquanto atuava como estrategista empresarial de TI e conectava com organizações governamentais para entender os requisitos futuros de TI e segurança cibernética.

Como parte da transição, Rinaldi se certificou de permanecer conectado com sua rede profissional para manter relacionamentos. Ele também se juntou a organizações que lhe permitiram usar sua experiência, construir relacionamentos e administrar algumas entidades como contratado.

“Era meio período e não interferia no trabalho que eu fazia na minha organização principal”, diz Rinaldi. “Graças à pandemia, surgiram oportunidades para fazer mais [trabalhos de consultoria] e comecei a me sentir mais confortável. Então me aposentei da minha empresa atual depois de dois anos afastado do cargo de CIO e pude me concentrar mais em empreendimentos futuros”.

Os executivos de TI devem ter certeza de que sua experiência é importante, porque muitos outros estão interessados em como eles fizeram as coisas em seu papel como líderes de tecnologia, diz Rinaldi.

“Aproveite isso para fazer o trabalho de um consultor”, diz ele. “Existem muitas pessoas capazes nas funções de CIO, mas [elas] não têm experiência. Você, como consultor, pode trabalhar com outros CIOs ou seus subordinados diretos em estratégia, segurança cibernética ou implementações de sistemas”.

Para Larry Bonfante, ex-CIO da United States Tennis Association e agora fundador e Treinador da consultoria executiva e empresa de coaching CIO Bench Coach, os desafios de criar um novo negócio incluem estar por conta própria.

“Não há mais gerente financeiro para lidar com faturamento, não há mais assistente executivo para lidar com planos de viagem; você é um show de um homem/mulher” só, diz Bonfante. Além disso, pode haver uma sensação de isolamento, pelo menos no início. “Você não faz parte do dia-a-dia de uma equipe, então você não tem o mesmo nível de conectividade social contínua que você pode estar acostumado”, diz ele.

Mas pelo lado positivo, tornar-se consultor oferece “a capacidade de realmente fazer a diferença na vida das pessoas”, diz Bonfante. “Muitos clientes que foram promovidos a cargos de CIO ou ocuparam cargos seniores em novas organizações me disseram que meu coaching foi fundamental para ajudá-los a alcançar esses cargos. É incrivelmente gratificante ter o privilégio de desempenhar um pequeno papel no crescimento e sucesso de outra pessoa”.

Além disso, Bonfante agora tem total autonomia e controle sobre sua agenda e com quem trabalha. “Se eu não acho que você é uma pessoa íntegra, então posso ir embora e não trabalhar com você”, diz ele. “Em uma função de CIO, você não tem nem perto esse nível de autonomia ou controle sobre sua vida profissional diária”.

Aqui estão algumas dicas de executivos de TI que se tornaram consultores sobre a melhor forma de fazer a transição.

Certifique-se de que é o movimento certo

Pode ser tentador mudar para uma função de consultoria como uma pausa na rotina diária de ser um CIO ou por algum outro motivo. Mas qualquer executivo que esteja pensando em fazer consultoria precisa determinar se realmente pode e quer fazê-lo, diz Rinaldi.

“Você tem as habilidades de comunicação e paciência para estar do outro lado da mesa?”, questiona Rinaldi. É importante que os CIOs aproveitem suas habilidades de negociação e colaborem com seus clientes da mesma forma que fizeram com colegas executivos em suas organizações. “Os consultores aprendem a ouvir fazendo boas perguntas”, diz ele. “Muitos CIOs sabem como fazer isso”.

Os executivos de TI que consideram uma mudança de carreira podem aplicar um pouco de análise pessoal para ajudar na tomada de decisões. “Meu conselho para quem está pensando em fazer uma mudança é desenhar um diagrama de Venn com três círculos sobrepostos”, diz Bonfante.

“O primeiro círculo representa o que você é apaixonado, o que te faz acordar de manhã e o que você faria de graça se ganhasse na loteria”, diz Bonfante. O segundo círculo representa uma qualidade única que separa o indivíduo da matilha. E o terceiro círculo representa a demanda potencial do mercado pelos serviços que o executivo pode oferecer. “O ponto de interseção desses três círculos é a contribuição que você deve procurar dar”, diz ele.

Consulte consultores e contatos confiáveis

Como em qualquer transição de carreira, muitas vezes vale a pena trocar ideias com outras pessoas. E provavelmente não há melhor maneira de ter uma ideia de como será a mudança de CIO para consultoria do que falar com pessoas que já fizeram essa mudança. Nesse sentido, pode ser útil obter insights de qualquer consultor de TI experiente, independentemente de sua formação.

“Certifique-se de conversar com muitas pessoas que já prestam consultoria”, diz Rinaldi. “Há muitas coisas que você pode não saber”, como criar uma LLC ou trabalhar como freelancer. “Descubra o que é melhor para sua situação conversando com quem já está fazendo isso”, diz ele. “Isso economizará tempo e fornecerá informações úteis”.

Se possível, discuta a ideia com colegas executivos ou outros contatos confiáveis antes de tomar uma decisão. E, claro, procure informações de familiares e amigos que possam avaliar se essa transição é uma boa jogada.

Aprenda a vender e comercializar-se

“Como CIOs, geralmente estamos focados principalmente na construção de uma organização otimizada para entrega, operações e serviços”, diz H. Michael Burgett, ex-CIO do setor e agora fundador e Presidente da CIO Partners, empresa de busca de executivos.

“E embora sejam extremamente importantes na construção de uma consultoria, o elemento mais importante na construção de um negócio é muitas vezes esquecido”, diz Burgett. “Sair do portão, focar 99% nas vendas é um fator-chave para o sucesso. Sem vendas, nada vai acontecer”.

Embora isso possa parecer óbvio para muitos empresários, pode não ocorrer a ex-executivos de tecnologia que eles precisam vender suas habilidades.

“Mesmo quando essa primeira venda for alcançada, nossa tendência se voltará para a entrega; as vendas serão colocadas em banho-maria”, diz Burgett. “O projeto será [concluído] e nosso pipeline de vendas estará vazio. É importante manter o acelerador pressionado e dedicar grande parte do nosso tempo à construção de um pipeline de vendas, mesmo quando estamos entregando um compromisso atual do cliente”.

Objetive construir uma marca duradoura

Se o objetivo é criar uma empresa e não um negócio de uma pessoa, os CIOs precisam estar comprometidos em fazê-lo funcionar a longo prazo.

“Na minha experiência, muitos que começam a jornada para construir uma consultoria podem ser bem-sucedidos fazendo exatamente isso”, diz Burgett. “No entanto, o verdadeiro desafio será construir uma empresa sustentável. Uma consultoria de sucesso pode durar pouco, enquanto uma empresa pode ser duradoura”.

Burgett diz que o surpreende que alguns consultores construam uma prática, mas nunca construam uma empresa e uma marca real. “É importante investir em talentos para ajudar a liderar sua organização ao longo do caminho”, diz ele. “Remova seu ego de não fazer da sua organização tudo sobre você e construa uma equipe de liderança forte para garantir a viabilidade a longo prazo do empreendimento”.

Esteja preparado para contratempos

Como em qualquer grande mudança de carreira, há pontos positivos e negativos em se tornar um consultor depois de anos em gerenciamento de TI. “Você pode não estar pronto ou ser bom em consultoria”, diz Rinaldi. “Pode ser melhor procurar cargos de consultoria ou cargos de diretoria e usar sua experiência nessas situações. Claro, eu me vi fazendo as duas coisas e me beneficiei com isso”.

Para aqueles que não estão prontos para fazer a transição completa, coaching ou mentoria podem ser uma maneira de se preparar. “Este é um bom primeiro passo para determinar o quanto você quer trabalhar como colaborador individual, além de estar ajudando alguém”, diz Rinaldi. “O coaching também cria confiança e ajuda você a usar as habilidades que você tinha como CIO”.

Ao reservar um tempo para explorar o campo e aprender sobre o que a consultoria envolve, há benefícios potenciais para os CIOs. “O trabalho de consultoria pode ser muito recompensador intelectualmente”, diz Rinaldi. “Você pode usar suas habilidades desenvolvidas ao longo dos anos para resolver problemas com os quais está familiarizado. Mas você também aprende novas habilidades e pode continuar a crescer. Não importa a idade, há vida após a função de CIO”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.