De cada 10 ataques na internet, 9 têm motivação financeira

Estudo aponta que na média dos países da América Latina, 93% dos cibergolpes são promovidos por atores externos

Author Photo
5:14 pm - 28 de maio de 2020
ataques na internet ataques na internet

O Relatório de Investigações de Vazamentos de Dados 2020 (DBIR 2020, na sigla em inglês), publicado pela Verizon, mostra que motivações financeiras têm predomínio absoluto entre os ataques na internet. Representam cerca de 90% das ocorrências, segundo a pesquisa. Indústria, varejo, serviços financeiros, seguros, educação, saúde e organizações públicas foram, nesta ordem, são os setores de atividades mais atingidos.

O DBIR 2020 traz dados referentes a 2019, mas a empresa acredita que, em função da crise socioeconômica decorrente da pandemia do novo coronavírus, há tendência de que a situação se intensifique neste ano. “Porém, devido à prevalência de home office no período de pandemia, é possível que haja um aumento na ocorrência de vazamentos ou invasões devido a falhas por parte dos agentes internos das empresas, seja no manuseio e controle das senhas, seja na baixa segurança dos equipamentos pessoais ou ainda por vulnerabilidades em aplicativos utilizados na comunicação entre empresa e funcionários”, observa Sandro Süffert, fundador e CEO da Apura, empresa que participa dos levantamentos da Verizon.

América Latina

O relatório da Verizon constatou, em 2019, um total de 32 mil ataques, e em torno de 4 mil invasões virtuais, executadas em 81 países. Na América Latina (em que inclui o Brasil), a proporção de ataques por motivações financeiras é próxima à média mundial: 87%.

Segundo o DBIR, 93% dos ataques identificados em organizações da América Latina foram promovidos por atores externos às organizações que foram vítimas de tais ataques. “A questão da língua é outro fator importante no Brasil. Por ser o maior país de língua portuguesa no mundo, ataques de phishing ou SMSishing ocorrem em português para os alvos brasileiros. Portanto, as ferramentas de detecção e proteção, tanto para o ambiente interno quanto para monitoramento em fontes abertas, por exemplo, precisam detectar e/ou proteger contra essas ações”, diz Sandro.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.