Dataprev mantém projeto de biometria para idosos e nega vazamento

Ao Idec, a Dataprev defendeu manter o processo licitatório para a contratação das tecnologias, informando que não houve um vazamento de dados.

Author Photo
5:54 pm - 06 de setembro de 2019

Nesta semana, O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) enviou um ofício ao Dataprev a respeito de um suposto vazamento de dados. Hoje, 6, o Dataprev negou que houve algum tipo de violação.

O caso é relativo aos sistemas vulneráveis de segurança que armazenam informações de pensionistas do INSS. Foi, portanto, solicitada a suspensão da licitação de aquisição de tecnologias de reconhecimento facial e impressão digital.

Ao Idec, a Dataprev defendeu manter o processo licitatório para a contratação das tecnologias, informando que não houve um vazamento de dados. Informa, também, “que conta com um robusto sistema de segurança e proteção de informações […] formado por diversas camadas de proteção de dados.”

A empresa cita que está em conformidade com normas de segurança do governo e também já atende “aos termos impostos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que deverá entrar em vigor a partir de agosto de 2020.”

A Dataprev reforça ainda o Programa de Segurança Cibernética, que deve “mitigar os riscos relacionados a vazamento de informações.” No texto, é citado que “os data centers da empresa foram implementados observando os mais altos padrões tecnológicos”.

Sobre o vazamento de dados de beneficiários do INSS, a Dataprev afirma que “não é razoável atribuir” à companhia por “falhas de soluções tecnológicas”, pois “garante os níveis necessários de segurança às informações gerenciadas.”

“Se há eventuais vazamentos de dados e fraudes, trata-se de casos pontuais e específicos de desvio de conduta ética, que são alvo de enfrentamento pelas autoridades competentes, dentre elas o Ministério Público e a Polícia Federal”, diz o ofício emitido nesta sexta-feira.

A empresa ainda alega que contratar a solução tem o objetivo de facilitar a vida dos 35 milhões de beneficiários do INSS. Deverão ser contempladas tecnologias de reconhecimento facial e leitura biométrica.

Elas serão utilizadas para a “prova de vida”, cuja “comprovação é obrigatória e feita anualmente”. A Dataprev estima que, com a tecnologia, “os idosos poderão cumprir a exigência sem precisar se deslocar até uma agência bancária, beneficiando principalmente aqueles com dificuldades de locomoção”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.