Dassault Systèmes apoia médicos no tratamento de doenças do coração

Author Photo
10:34 am - 26 de dezembro de 2014
Dassault Systèmes apoia médicos no tratamento de doenças do coração
A Dassault Systèmes, fornecedora de software de design 3D e soluções de Product Lifecycle Management (PLM), assinou um acordo colaborativo de pesquisa de cinco anos com a FDA (Food and Drug Administration) dos Estados Unidos. A parceria prevê o desenvolvimento de soluções em 3D para apoiar no tratamento e diagnósticos de doenças do coração.

A fornecedora de software francesa utilizará suas tecnologias para a criação e uso de corações em três dimensões para o desenvolvimento de dispositivos médicos. Desenvolvido com a plataforma 3DExperience da Dassault Systèmes, o “Living Heart Project”, anunciado em maio deste ano, tornou-se em poucos meses o primeiro simulador de coração em 3D já disponível para testes em sua versão beta, segundo informa a companhia francesa.

O acordo fechado com a FDA está voltado, inicialmente, ao desenvolvimento de paradigmas de testes para inserção, substituição e desempenho de exemplos de marcapassos e outros dispositivos cardiovasculares que podem vir a ser usados no tratamento de doenças do coração.

Modelo colaborativo

Com uso de um modelo de desenvolvimento colaborativo (crowdsourcing) de tecnologia, que protege a propriedade intelectual de cada membro e permite o compartilhamento de resultados, o “Living Heart Project” está sendo desenvolvido com a colaboração de importantes cardiologistas. 

Participam também do grupo de desenvolvimento empresas de dispositivos médicos e pesquisadores acadêmicos. Esses profissionais atuam na avaliação do uso do modelo de coração simulado nos testes de dispositivos médicos, aprimorando o diagnóstico clínico e orientando o planejamento pré-cirúrgico.

As 30 organizações que participam como membros contribuintes, integram mais de 100 especialistas cardiovasculares de pesquisas, da indústria e da medicina para permitir o acesso ao simulador de coração para testes e, com isso, a aceleração do programa via crowdsourcing. 

Os pesquisadores associaram-se ao Medical Device Innovation Consortium (MDIC) com o objetivo de acelerar o processo de aprovação de dispositivos médicos, além de estimular a inovação, melhorar a confiabilidade dos pacientes e reduzir custos. 

O projeto já foi usado para validar a eficácia de um moderno dispositivo de assistência de válvula antes da inserção do aparelho em um paciente real, além de compreender a progressão da doença cardíaca.

“A modelagem e a simulação computacional têm o potencial de revolucionar o campo dos dispositivos médicos e da saúde ao acelerar a inovação e oferecer evidências abrangentes de segurança em longo prazo”, diz Bill Murray, CEO do Medical Device Innovation Consortium. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.