DALL-E 3 terá marcas d’água para identificar imagens geradas por IA

DALL-E terá marcas d'água nas imagens, com componente invisível nos metadados e símbolo visível no canto superior esquerdo

Author Photo
4:34 pm - 07 de fevereiro de 2024
Dall-e 3 openAI Imagem: Shutterstock

A OpenAI implementará marcas d’água nas imagens geradas pelo seu modelo DALL-E 3. As marcas d’água seguem padrões da Coalizão para Proveniência e Autenticidade de Conteúdo (C2PA) e serão visíveis nos metadados das imagens, facilitando a identificação da origem do conteúdo.

O movimento é um resposta à crescente preocupação de usuários com a autenticidade e transparência do conteúdo digital. A C2PA, composta por grandes empresas como Adobe e Microsoft, está liderando os esforços para estabelecer padrões de autenticidade de conteúdo na indústria frente ao avanço da IA.

Leia mais: Para 76,6% dos brasileiros, IA vai roubar empregos

A inclusão das marcas d’água da C2PA nas imagens geradas pelo DALL-E 3 é um passo significativo em direção à padronização e transparência no uso da IA para criar conteúdo visual. A Meta também planeja adicionar tags a conteúdos gerados por IA em suas plataformas de mídia social.

No entanto, embora as marcas d’água possam ajudar a identificar a autoria do conteúdo, é importante destacar que elas não são uma solução infalível. A remoção acidental ou intencional dos metadados ainda é possível, e as marcas d’água não se aplicam a vídeos ou textos gerados pelo DALL-E 3.

Segundo a empresa, inserir marcas d’água nas imagens pela OpenAI terá pouco impacto na velocidade e qualidade, mas pode aumentar o tamanho dos documentos em algumas situações.

*Com informações do The Verge

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Tags:
Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.