DALL-E 3 terá marcas d’água para identificar imagens geradas por IA
DALL-E terá marcas d'água nas imagens, com componente invisível nos metadados e símbolo visível no canto superior esquerdo
A OpenAI implementará marcas d’água nas imagens geradas pelo seu modelo DALL-E 3. As marcas d’água seguem padrões da Coalizão para Proveniência e Autenticidade de Conteúdo (C2PA) e serão visíveis nos metadados das imagens, facilitando a identificação da origem do conteúdo.
O movimento é um resposta à crescente preocupação de usuários com a autenticidade e transparência do conteúdo digital. A C2PA, composta por grandes empresas como Adobe e Microsoft, está liderando os esforços para estabelecer padrões de autenticidade de conteúdo na indústria frente ao avanço da IA.
Leia mais: Para 76,6% dos brasileiros, IA vai roubar empregos
A inclusão das marcas d’água da C2PA nas imagens geradas pelo DALL-E 3 é um passo significativo em direção à padronização e transparência no uso da IA para criar conteúdo visual. A Meta também planeja adicionar tags a conteúdos gerados por IA em suas plataformas de mídia social.
No entanto, embora as marcas d’água possam ajudar a identificar a autoria do conteúdo, é importante destacar que elas não são uma solução infalível. A remoção acidental ou intencional dos metadados ainda é possível, e as marcas d’água não se aplicam a vídeos ou textos gerados pelo DALL-E 3.
Segundo a empresa, inserir marcas d’água nas imagens pela OpenAI terá pouco impacto na velocidade e qualidade, mas pode aumentar o tamanho dos documentos em algumas situações.
*Com informações do The Verge
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!