Dafiti aposta em automação com novo centro logístico em Minas Gerais

Projeto de automação permitirá que separação de produtos passe de 24 horas para apenas 2 horas

Author Photo
10:15 am - 11 de fevereiro de 2021
Dafiti centro de distribuição Divulgação/Rafael Roncato

Comemorando sua primeira década de existência em 2020, o grupo de e-commerce de moda e lifestyle Dafiti anunciou nesta quinta-feira (11) a inauguração do Leap, o maior centro de distribuição do setor de e-commerce de moda na América Latina.

Localizado no município de Extrema, em Minas Gerais, o espaço embarca a maior aplicação da solução de automação AutoStore do mundo, e promete ganhos expressivos de logística e velocidade de entrega de produtos e para a companhia e parceiros.

O centro de distribuição ocupa uma área de 54.000m² em um terreno de aproximadamente 250.000m² (dimensão correspondente a cerca de 30 campos de futebol) e abriga um sistema de automação controlado por inteligência artificial que tem a capacidade de separar 5 mil produtos por hora.

Leia também: André Piza é novo CTO do Dafiti Group para América Latina

Para consumidores, o sistema promete entregas ainda mais rápidas, diminuindo o tempo total entre a compra e a separação de produtos – que passa de 24 horas para apenas 2 horas.

Para Christoph Barchewitz, Co-CEO do Global Fashion Group, do qual a Dafiti é parte, o no centro representa um marco para o grupo na América Latina e um passo importante para o crescimento continuado da organização na região.

“O Leap abriga a maior instalação desse tipo no mundo e o maior projeto operacional do grupo até o momento”, afirmou. Sua escala e sofisticação expressam a transformação e o crescimento do setor de e-commerce de moda, impulsionando nossos próximos dez anos de crescimento na região”.

O centro de distribuição embarca o sistema integrado de armazenamento AutoStore, habilitado pela Bastian Solutions, parte da Toyota Advanced Logistic.

Dafiti

A solução conta com estruturas modulares e flexíveis que armazenam os produtos em caixas organizadas verticalmente em grades. Os produtos são coletados por robôs que se deslocam na parte superior do sistema.

O sistema é operado por um software que utiliza ferramentas de inteligência artificial e análise preditiva para mapear os produtos na estrutura e criar rotas eficientes para os robôs realizarem a coleta.

Segundo a companhia, a solução acelera em até três vezes o tempo de separação de cada item. O Leap já tem 450 mil caixas que são manipuladas e organizadas por cerca de 300 robôs. Para abastecer a operação, 100 caminhões por dia se movimentam pelo centro de distribuição.

“O Dafiti Group nos apresentou o desafio de projetar um dos maiores e mais avançados sistemas de automação do mundo. Avaliamos inicialmente muitas tecnologias diferentes antes de selecionar o AutoStore como a melhor solução para atingir os objetivos operacionais de longo prazo da empresa”, pontua Greg Conner, vice-presidente de vendas globais da Bastian Solutions.

“A flexibilidade da solução AutoStore, a facilidade de expansão da tecnologia e sua capacidade de fornecer ao Dafiti Group um armazenamento extremamente denso de SKUs foram apenas algumas das muitas vantagens de contribuíram para esta escolha”, completa.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.