Dados de 500 milhões de usuários do LinkedIn podem estar à venda

Rede social está investigando o caso e afirma que dados obtidos estão disponíveis de forma pública

Author Photo
6:46 pm - 09 de abril de 2021

Dados de mais de 500 milhões de usuários do LinkedIn estão à venda online em fóruns de hackers, de acordo com informações do site Cyber News, especializado em investigar ameaças à segurança digital. O caso preocupa: o montante compreende cerca de dois terços da base de usuários da rede social. O site da empresa mostra que a plataforma tem hoje 740 milhões de usuários.

Segundo comunicado do LinkedIn enviado ao Estadão, o conjunto de dados postado parece incluir informações publicamente visíveis que foram extraídas do LinkedIn e combinadas com dados agregados de outros sites ou empresas.

Leia também: Procon-SP convoca Facebook para reunião sobre o WhatsApp

Segundo o Cyber News, os dados expostos incluem identificação de contas, nomes completos, endereços de e-mail, números de telefone, informações sobre o local de trabalho, gênero e links para outras contas de redes sociais. Porém, o site ressalta que as informações poderiam ter sido obtidas dos perfis em uma data mais antiga, e não recentemente.

Especialistas de segurança alertam que vazamentos de informações do LinkedIn podem afetar também companhias, como, por exemplo, com criminosos usando os dados dos funcionários para direcionar um ataque a determinada empresa, principalmente em tempos de home office.

Com informações do Estadão.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.