Um novo estudo indica que alinhamento cultural e ética são as principais características avaliadas por um cliente antes de contratar um fornecedor que o ajude na transformação digital da sua empresa. À medida que os gastos com transformação digital aumentam em todo o mundo, as empresas procuram fornecedores de tecnologia cuja ética (29%) e cultura (23%) estejam alinhadas com as suas. Essas considerações superam a inovação na classificação de características desejáveis, de acordo com pesquisa da IFS.
As duas principais características do fornecedor mencionadas pelos 3.032 executivos respondentes da pesquisa foram conhecimento especializado no setor (32%) e soluções de longo prazo (30%). Isso não é surpreendente, segundo o relatório, considerando que os conselhos ruins dos fornecedores estão no topo da lista de motivos pelos quais os projetos de transformação digital falham em 37%.
O estudo encomendado pela desenvolvedora de softwares IFS e realizado pela Censuswide, contou com entrevistas de executivos de diferentes setores do Reino Unido, Estados Unidos, Austrália, França, Alemanha e países nórdicos, entre 8 de abril e 5 de maio de 2020.
Aliado a um aconselhamento insatisfatório de seus fornecedores, as equipes de seleção de tecnologia, especialmente entre empresas com receitas em torno da marca de um bilhão de dólares, também estão sendo pressionadas pela alta administração para selecionar fornecedores mais conhecidos, mesmo quando eles são inadequados para as necessidades reais da empresa, segundo o estudo.
Quase metade (48%) dos entrevistados, em empresas com receitas entre 850-950 milhões de dólares, declararam que foram forçados pela alta administração ou pelo conselho de administração a usar um fornecedor conhecido apesar de terem pouca sinergia tecnológica.
“O fato de algo intangível, como a ética, estar classificado entre as três principais características do fornecedor está diretamente ligado ao fato de que os conselhos inadequados dos fornecedores foram classificados como o principal motivo do fracasso”, disse Michael Ouissi, Diretor de Clientes da IFS. “As empresas que investem em tecnologia devem esperar que seus fornecedores sigam práticas sólidas de vendas e marketing baseadas diretamente no valor real do cliente”.
Com foco em experiências de projetos anteriores de transformação digital, o estudo descobriu que orçamentos e cronogramas são dois pontos principais de dor. Os entrevistados indicam que o fracasso em projetos anteriores torna a administração mais relutante em se envolver em esforços de transformação digital futuros, com estouros de orçamento no topo da lista (28%) de razões pelas quais a administração pode colocar freios em projetos críticos; e 26% dizendo que os prazos estourados em projetos anteriores tornaram a gestão mais avessa ao risco.
Uma análise mais aprofundada dos resultados mostra que o sucesso desses projetos de transformação digital depende, principalmente, de encontrar o fit tecnológico certo (44%) e estabelecer objetivos claros (50%). Na verdade, os três principais fatores de confiança do fornecedor destacados pelos entrevistados são entrega no prazo (44%), suporte antes, durante e depois da conclusão do projeto (41%) e entrega de projetos mais rápida (35%).
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