Cristiano Amon assume cargo de CEO global da Qualcomm

Executivo brasileiro foi nomeado para o cargo em janeiro e substitui Steve Mollenkopf

Author Photo
9:56 am - 30 de junho de 2021
Divulgação/Qualcomm

O brasileiro Cristiano Amon assumiu nesta quarta-feira (30) a presidência global da fabricante de chips e tecnologia de telecomunicações Qualcomm. Ele foi nomeado para o cargo de CEO em janeiro deste ano, eleito pelo conselho de administração da companhia. Amon será o sucessor de Steve Mollenkopf, que decidiu se aposentar após 26 anos na Qualcomm.

“Com nosso modelo de negócios claramente validado e nossa liderança em 5G, este é o momento certo para Cristiano assumir a liderança da empresa e presidir o que vejo como a maior oportunidade única da história da empresa. Cristiano liderou o desenvolvimento de nossa estratégia 5G, incluindo sua aceleração, roteiro de tecnologia líder do setor e implementação global”, afirmou Mollenkopf em comunicado divulgado à época do anúncio.

Amon está na Qualcomm desde 1995. Antes de assumir a posição de CEO global, ocupava o cargo de presidente da companhia desde 2018. Durante sua gestão, foi responsável por diversos processos de expansão e diversificação dos negócios da companhia, incluindo em dispositivos móveis e inovação, como IoT, RF Front-End e Auto.

“A Qualcomm é uma empresa incrível. Estivemos na vanguarda da inovação por décadas e estou ansioso para manter essa posição no futuro”, disse o novo CEO. “Estou ansioso para trabalhar com nossos 41.000 funcionários em todo o mundo para criar tecnologias que revolucionem a maneira como as pessoas vivem, trabalham e se conectam”.

Cristiano Amon tem graduação e doutorado em engenharia elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Antes da Qualcomm, atuou em companhias como a Vésper, NEC, Ericsson e Velocom Inc.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.