Criador do Waze: “startup é como começo de namoro, é para apaixonados”

“Quantas vezes você já ouviu alguém falar que sua ideia não iria dar certo?"

Author Photo
1:02 pm - 17 de outubro de 2019
Uri Levine fala aos congressistas do IT Forum X 2019

Em palestra na qual comparou o início de uma startup ao início de um relacionamento amoroso, o criador do Waze, Uri Levine, abriu as palestras do segundo e último dia do IT Forum X 2019 com o painel “Empreendedorismo digital: empoderando o país na Sociedade 5.0”.

Levine afirmou que um empreendimento sempre começa a partir de uma paixão ou de um ódio de um empreendedor, seja por gostar ou por querer mudar alguma coisa no mundo. A partir daí, segundo ele, começa o que chamou de “Jornada Montanha-Russa”, um “caminho repleto de altos e baixos”. “Você não pode ter medo de errar. Quem tem medo de errar já errou”, ensinou Levine. “É preciso fazer muitos experimentos, e para isso é preciso errar rápido.

Ele também comparou uma startup a um relacionamento amoroso. “Construir uma startup e se apaixonar [por alguém] são processos muito parecidos. Ambos envolvem paixões e isso é bom, porque é preciso paixão para crescer”, disse. Citou que em ambas as situações o empreendedor/apaixonado escolhe “uma entre muitas”, investe em um relacionamento de longo prazo e não costuma ouvir muito a opinião dos outros, por exemplo. “Quantas vezes você já ouviu alguém falar que sua ideia não iria dar certo? Quantas vezes você já ouviu falar que aquela não era a pessoa certa para você?”, provocou.

Dicas para iniciantes

Levine também deu dicas para empreendedores iniciantes, como saber quem é seu usuário/cliente e o que ele quer, apaixonar-se por problemas, e não soluções, e saber gerenciar sua equipe. Na segunda parte da palestra, o empresário contou como o Waze evoluiu, do início da ferramenta até os dias atuais.

Após a palestra e um talk-show com Levine, o painel contou ainda com um debate envolvendo Federico Vega, CEO da CargoX, André Siqueira, cofundador da Resultados Digitais, e Benjamin Gleason, cofundador do GuiaBolso, com mediação de Romero Rodrigues, sócio da Redpoint eventures.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.