Crescimento global do mercado de tablets desacelera

Author Photo
11:11 am - 12 de março de 2015
Crescimento global do mercado de tablets desacelera
Após o primeiro declínio ano a ano nos embarques de tablets em todo o mundo no quarto trimestre de 2014, a IDC reduziu a previsão para o crescimento dessa categoria de produtos nos próximos anos. As vendas mundiais de tablets devem chegar a 234,5 milhões de unidades neste ano, crescimento moderado ano a ano de 2,1% a partir de 2014.

Apesar do cenário moderado, a consultoria espera crescimento positivo nos próximos anos, com aumento da demanda no setor comercial.

Segundo Jitesh Ubrani, analista de pesquisa sênior da IDC, responsável pelo estudo, a popularidade dos phablets cresceu, mas ainda há uma parcela do mercado que quer usar um dispositivo maior. Além disso, diz, um número crescente de fornecedores de tablets menores está reduzindo os preços e adotando recursos como chamados de voz para atrair mais consumidores. Isso vai esquentar a competição do setor, aponta o analista.

O Android continua na liderança como sistema operacional mais usado em tablets, segundo a IDC, com cerca de dois terços do mercado. A IDC, no entanto, acredita que o cenário pode ser diferente até o final do ano e o Android perder participação para o iOS e até mesmo o Windows, que deverá passar de 5,1% em 2014 para 14,1% em 2019.

Jean Philippe Bouchard, diretor de pesquisas para tablets da IDC, observa que a Microsoft pode ser uma pedra no sapato da concorrência. Isso porque, o lançamento do Windows 10 ainda neste ano terá impacto significativo sobre a participação da empresa no mercado e na indústria como um todo. De acordo com ele, as atenções estão voltadas para o sistema, que promete proporcionar uma experiência de produtividade para diversos tipos e formatos de dispositivos. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.